Dia Combate à tuberculose é lembrado no mês de março

Sem categoria
24 de março de 2012
por Genilson Coutinho

Dia Mundial de Combate à Tuberculose, lembrado neste sábado (24 de março)

Contagiosa e infecciosa, a tuberculose já devastou vários países no começo do século XX. A doença, no entanto, foi se tornando cada vez menos recorrente a partir dos avanços da medicina, e o tratamento conseguiu controlar a disseminação do bacilo. Em 1982, a Organização Mundial de Saúde (OMS) e a União Internacional Contra Tuberculose e Doenças Pulmonares (IUATLD) lançaram o dia 24 de março como o Dia Mundial de Luta Contra a Tuberculose.

A data foi escolhida como uma homenagem ao Dr. Robert Koch, que em 24 de março de 1882 havia descoberto o bacilo Mycobacterium tuberculosis (bacilo de Koch), causador da tuberculose, possibilitando assim novos tratamentos.

A doença é transmitida pelas vias respiratórias e o contágio ocorre a partir da inalação de gotículas expelidas pela tosse, fala ou espirro de pessoa contaminada. Os sintomas da tuberculose são tosse seca ou com catarro por mais de três semanas, cansaço, emagrecimento, febre baixa ao fim do dia, suores noturnos, falta de apetite, dor no peito e falta de ar.  Por ser contagiosa, a doença se agrega a muitos casos onde o paciente já está com o sistema imunológico comprometido, como a AIDS.

A partir do diagnóstico precoce e do tratamento incisivo, a pessoa pode se curar da tuberculose. O tratamento é oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), dura seis meses e não deve ser interrompido. Os medicamentos são gratuitos, eficazes e curam quando tomados de forma adequada.