Dia da Visibilidade Trans: Estilistas promovem desfile neste domingo (29), em Salvador

Comportamento, Social
28 de janeiro de 2017
por Genilson Coutinho

Keila Simpson , presidenta da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (ANTRA) irá desfilar no evento.

Os estilistas Rainha Loulou, Kawe Nzangi Renato Katuka promovem um desfile no neste  domingo (29), às 18h, no Teatro Gregório de Matos, em Salvador, como encerramento da programação do projeto de Trans Pra Frente, que marca o Dia a da visibilidade Trans. Um cast de 20 modelos homens e mulheres irão estrear na passarela.

O time de estilistas prometem lançamento de marca, coleção inspirada o universo dos orixás e projeto especial com ênfase nas estamparias e traços marcantes.

Para Rainha Loulou, o desfile será um momento muito importante para o movimento e não poderia, jamais, dizer não a um convite como este.”Para mim, é uma honra e um convite deste é irrecusável”, afirma.

Já o estilista Kawe Nzangi ressalta que é preciso reverenciar o sagrado no mundo da moda. “O meu desfile pretende reverenciar o sagrado que existe e que só se manifesta no mundo através de nossas ações e de nós, seres humanos, sejam eles trans ou não. Então, estampar as roupas que serão usadas por pessoas trans, com mensagens fortes e coloridas – dentro de nosso modo de ver e ‘resistir’ o mundo, tem um sentido de empoderamento, não do diferente, mas do novo. Precisamos visibilizar o que somos e fazemos”, completa.

De acordo com Renato, o seu desfile levará a identidade ancestral negra inscrita por várias Áfricas, que marcaram e foram marcadas nesse lugar, por tramas culturais, que tiveram pouso no Brasil. “O desejo pela manutenção e o incremento de uma (re)ligação com a territorialidade de matrizes africanas, por intermédio da cultura, são as propostas centrais da Katuka Africanidades”, afirma.

Confira a lista de modelos:

“Rainha Loulou Couture “,  Sellena Ramos, Jenny Müller, Lanmi Tripoli, Paulett Furacão, Thiffany Odara, Letícia Carvalho, Yuri Sant’Anna, Iyá Vitória Carvalho, Karla Zhandi, Dion Santiago e Keila Simpson!

Renato Carneiro -Katuka: Adríel Brito, André Andrade, Bruno Santana, Diego Nascimento, João Hugo, Luciano Carrera,  Natan Damasceno,  Theo Gonçalves,  Pedro Skooby, Vida Bruno II.

 Kawe Nzangi, homem trans, filho de Oxaguian, dono da jovem marca K’NZANGI – Estamparia Afro, e que também cria para a marca Wa!, vai vestir homens trans que são de Candomblé: Théo Meireles, Mauro D’Ossain, Vércia Vgc , Enzo Amorim e Caio Brian.

Confira a programação:

14h -16h Oficina de Autoaplicação Hormonal com o Dr. Fernando Meira

16h – 18h Workshop sobre Retificação de Documentos com a Drª. Eva Rodrigues, defensora pública e os homens trans Bruno Santana e João Hugo.

18h30 – 20h40 Mesa – “Infância e Adolescência Trans e Travesti” (Mediadora: Viviane Vergueiro)

29/01

14h – 17h Oficina de “Ginecologia para Homens Trans” e “Automaquiagem para Mulheres Trans e Travestis”

18h – 19h Modelos Trans e Travestis desfilam o lançamento da marca Rainha Loulou Couture e homens trans desfilam trajes da grife Katuka Africanidades.

19h – 20h40 Mesa – “Tensionando a Cisgeneridade a partir da Visibilidade Trans e Travesti” (Mediador: Diego Nascimento)

Para mais informações: detranssprafrente@gmail.com