Desfile celebrou Dia da Visibilidade Trans em Salvador; veja as fotos

Comportamento, Social
30 de janeiro de 2017
por Genilson Coutinho

Andréa Magnon idealizadora do projeto (Foto:Genislon coutinho)

O Dia da Visibilidade Trans foi celebrado no último domingo (29), no Teatro Gregório de Mattos em Salvador a data foi marcada por moda e cidadania com um desfile que levou homens e mulheres trans e travestis para as passarelas.

A ativista Marina Garlen foi homenageada no evento (Foto: Genilson Coutinho)

O evento, que encerou a programação do projeto De Trans Pra Frente, idealizado pela fotógrafa Andrea Magnoni, contou com a participação de três estilistas que toparam o desafio e fizeram bonito.

Rainha Loulou e Renato e Kawe Nzangi arrasaram nas coleções, ajudando a fazer uma noite de celebração e visibilidade que contou com um público engajado e que chegou cedo para prestigiar o evento.

Paulett Furacão (Foto: Genilson Coutinho)

Para Rainha Loulou, foi um momento muito importante para o movimento, motivo pelo qual ela jamais teria dito “não” ao convite. “Para mim é uma honra e um convite deste é irrecusável”, afirmou.

Já o estilista Kawe Nzangi ressalta que é preciso reverenciar o sagrado no mundo da moda. “O meu desfile pretendeu reverenciar o sagrado que existe e que só se manifesta no mundo através de nossas ações e de nós, seres humanos, sejam eles trans ou não. Então, estampar as roupas que serão usadas por pessoas trans, com mensagens fortes e coloridas – dentro de nosso modo de ver e ‘resistir’ ao mundo, tem um sentido de empoderamento, não do diferente, mas do novo. Precisamos visibilizar o que somos e fazemos”, declarou.

Théo Meireles (Foto: Genilson Coutinho)

De acordo com Renato, o seu desfile levou a identidade ancestral negra inscrita por várias Áfricas, que marcaram e foram marcadas nesse lugar, por tramas culturais, que tiveram pouso no Brasil. “O desejo pela manutenção e o incremento de uma (re)ligação com a territorialidade de matrizes africanas, por intermédio da cultura, são as propostas centrais da Katuka Africanidades”, afirmou.

João Hugo (Foto: Genilson Coutinho)

Desfile da coleção da Rainha Loulou

Vez e voz da comunidade Trans

Momento de poesia e Musica Com Yury