Desafios entre a religiosidade e o público LGBT serão debatidos este mês em Salvador

Notícias
8 de maio de 2017
por Genilson Coutinho

IPEC realiza no dia 18 de maio de 2017, com apoio do Auditório do Centro de Cultura Manuel Querino,  a  III Mesa Redonda de Diversidade, intitulada “Desafios entre a religiosidade e o público LGBT”. O evento tem como objetivo despertar os debates acadêmicos, promovendo assim a cultura de reconhecimento da pluralidade e dos comportamentos relativos às diferenças, salientando que, o respeito deve ser direito primordial na vida de qualquer indivíduo e a religiosidade é uma forma de livre expressão, não podendo ser retirada por identidade de gênero ou orientação sexual.

Estão programadas palestras com: Pastor Luciano Santos Santana, que atua como professor e ocupa a função de pastor na Comunidade Cristã Inclusiva de Salvador – COCIS, desde 2015. Graduado em Teologia pelo Seminário Teológico Batista do Nordeste, convalidada pela Faculdade de Teologia de Boa Vista. Yalorixá Jaciara Ribeiro, Vice Presidente do CDCN (Conselho de Desenvolvimento da Comunidade Negra), Coordenadora do Grupo de Mulheres do Quilombo Caipora, Coordenadora do Projeto Yá Elegbara, ativista do Movimento de Combate a Intolerância Religiosa e ao Racismo, Líder Religiosa do Axé Abassá de Ogum. Dom Alfredo Dorea, Arcebispo da Igreja Anglicana Tradicional do Brasil, gerente administrativo da Instituição Beneficente Conceição Macedo – IBC, que assiste pessoas que vivem e convivem com o HIV/AIDS. Fundador do projeto adolescente aprendiz, que insere adolescentes e jovens em vulnerabilidade social no mundo do trabalho e facilitador de pessoas transexuais e travestis na IBC. Pastor Joel Zeferino,  Bacharel em Teologia e Licenciado em Filosofia. É pastor na Igreja Batista Nazareth, em Salvador (BA), ocupa o cargo de presidente da Aliança de Batistas do Brasil e Vice-Presidente da Coordenadoria Ecumênica de Serviço-CESE. Atua, também, como músico e tem blog onde discute sobre teologia, cultura e sexualidade HTTP://o-espiritodacoisa.blogspot.com.br/. A mediação ficará sob responsabilidade de Amélia Tereza Maraux, professora da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Coordenadora do Centro de Estudos em Gênero, Raça/Etnia e Sexualidades – Diadorim/UNEB, ativista da Liga Brasileira de Lésbicas e Conselheira do Conselho Estadual LGBT. O mestre de cerimônia será Théo Meireles, que atua como pesquisador referente à transgeneridade e seus desdobramentos, participa do ambiente acadêmico para orientar a aplicabilidade das questões de gênero no meio social e nas abordagens da imprensa. Atualmente trabalha no setor de publicidade e comunicação digital da Prefeitura municipal de Salvador.

Evento: III Mesa Redonda de Diversidade Sexual ”Desafios entre a Religiosidade e o Público LGBT”
Data: 18 de maio de 2017
Horário: 19h às 21h30
Local: Auditório do Centro de Cultura Manuel Querino, localizado na Praça Municipal, s/n – Centro Histórico
Inscrições pelo site: http://ipeccursos.wix.com/profissional
Período das inscrições: de 18/04/2017 à 18/05/2017
Taxa Solidária: 01 quilo de alimento não perecível, que será recebido no dia da mesa redonda, a partir das  18:30 horas, que será doado para Casa de Repouso de Idosos Bom Jesus – Paripe ou doe o que puder para colaborar com a vaquinha de cirurgia de mastectomia de homens transexuais.
Certificado de participação digital: Carga horária de 6 horas, que será disponibilizado para download em nosso site ipeccursos.wix.com/profissional