Comportamento

Social

Deputado evangélico quer que “piroca” seja patrimônio cultural do Amazonas

Genilson Coutinho,
02/05/2015 | 11h05

dalllas

Longe das preocupações  saúde e educação, Wanderley Dallas (PMDB), deputado estadual do Amazonas, apresentou projeto de lei para transformar palavras como “piroca”, “cabaço”, “baitola”, “pinguelo” e “xibiu” em patrimônio imaterial do Estado.

O Projeto de Lei nº 341/2012 já tem três anos, mas apenas na última  quinta-feira, 23, começou a tramitar em comissão da Assembleia Legislativa do Estado.

De  acordo com o deputado , a medida tem intenção de valorizar a cultura linguística local que “traz uma mistura do soldado da borracha, do índio e dos imigrantes” que ocuparam o local ao longo da história. Após críticas dos colegas, no entanto, o deputado voltou atrás e retirou as palavras do polêmico projeto.

“É um grupo de deputados que se constrange com a palavra ‘cabaço’, mas usa de boca cheia em qualquer local”, disse Dallas à Folha de S.Paulo. “Tiram 30 palavras de todo o projeto, desvirtuando do contexto.” A mudança do projeto prevê a retirada de diversas palavras da lista que tornarão os termos patrimônio cultural imaterial do Amazonas.