Daúde faz Carnaval neste domingo (3), no do Pelô

Música, No Circuito
3 de março de 2019
por Genilson Coutinho

O projeto BlackFolia traz para o Carnaval do Pelô 2019 a cantora Daúde. O show acontece no dia 3 de março, domingo de carnaval, às 23h no palco principal do circuito Batatinha, no Largo do Pelourinho. BlackFolia foi um dos contemplados no edital Carnaval do Pelô 2019 da Secult-BA e é mais um projeto da Salamandra Produções em parceria com Ana Camila Comunicação & Cultura, com Coordenação de Produção de Dayane Sena e Produção de Marcio Lima.
Pensando em fazer um mix e uma pequena amostragem da rica contribuição negra à música mundial, Daúde, Okwei Odili e Dja Luz, com suas particularidades e estilos próprios, decidiram se reunir e levar o que cada um tem de bagagem cultural aos foliões do Carnaval de Salvador.
A cantora Daúde, que é soteropolitana, desde os anos 80 mantém um destaque importante na cena da música nacional e traz a sua experiência com música negra brasileira para construir um repertório cheio de nuances de samba e MPB, com influências do Jazz e soul.
O cantor Dja Luz, de família musical, possui grande experiência por ter iniciado a carreira ainda adolescente e ter formado uma banda junto aos seus irmãos, ganhando destaque com shows e músicas na playlist das mais populares rádios da Bahia, e, posteriormente, tendo feito parte de bandas importantes e de destaque ainda maior, como a Filhos de Jorge. A sua contribuição engloba desde a MPB até o reggae.
A cantora nigeriana Okwei Odili, traz o olhar experiente internacional, com a proposta de levar o público para viajar em músicas com influência do Jazz, Soul, Funk e Afrobeat.
O repertório do show BlackFolia foi montado pensando em agregar todos esses estilos e, ainda, fazer releituras dessas músicas criteriosamente selecionadas há três mãos e rearranjadas para a ocasião do Carnaval. Hits como Pata Pata, La Vida és um Carnaval, One Love, Toda Menina Baiana, Get Luck, Mas que Nada e Alegria da Cidade, são apenas alguns dos exemplos de canções que comporão o repertório.
A World Black Music no Carnaval do Pelourinho não poderia estar melhor representada do que com esses grandes artistas negros, de potência, simpatia e presença de palco incríveis, com guitarra e direção musical de Marcio Pereira, contrabaixo de Gilmário Bispo, teclado de Washington Ribeiro, bateria de Marcos Santos e percussão de Giba Conceição.
A música negra mundial fez e faz uma contribuição fundamental ao legado da música global. Muitos estilos musicais espalhados pelo mundo tiveram, em sua origem, a mão dos músicos negros, a exemplo do Jazz, o Blues, o Samba, o Samba Reggae, dentre outros. Todos esses estilos musicais têm como marca principal o ritmo e o balanço e combinam inteiramente com o Carnaval, a maior festa popular do Brasil, esperada pelos brasileiros e por muitos turistas que visitam o país nessa época.
A importância de se planejar e executar um show com esses artistas é relevante para uma cidade majoritariamente negra e com este repertório reforça a relevância e diversidade cultural já marcante no Carnaval do Pelourinho. Uma linguagem que todos entenderão e se identificarão.

Serviço
O que?
Show Black Folia
Com Daúde, Dja Luz e Okwei Odili
Onde?
Largo do Pelourinho
Quando?
3 de março (domingo de carnaval) às 23h