Ícone do site Dois Terços

Daniela Mercury lança álbum que traz música em parceria com esposa e canções com manifestações políticas

O novo álbum de Daniela Mercury foi lançado neste dia 10 de janeiro em todas as plataformas digitais com 15 faixas e 1 bônus track que carregam manifestações politicas em bases ritmicas, baladas românticas e muito, mas muito Axé!

PERFUME tem feat de Daniela Mercury com Caetano Veloso, Carlinhos Brown, a banda italiana I Koko, com o filho dela Gabriel Póvoas e com a esposa Malu Mercury

“Somos feitos de sol e música e perfume.” Foi esse verso da faixa Rainha da Balbúrdia inspirou o nome do álbum. PERFUME (20º álbum da carreira solo da artista) é uma exaltação do povo nordestino e também uma celebração dos 35 anos da Axé Music e dos 70 anos do trio elétrico. “Para mim, a alegria é muito profunda. Por isso, reuni um ano de produção musical em uma obra que protesta com esperança e humor. PERFUME tem as minhas raízes carnavalescas, o meu samba reggae, um galope rock’n roll para celebrar o trio elétrico e muito humor, aquele “non sense axezístico” para confrontar o cinismo, a censura, a LGBTfobia, o racismo e os ataques à cultura brasileira e à natureza. Fiz questão, por exemplo, de regravar Chico Buarque. Na minha opinião, nunca o Brasil precisou tanto do Axé! Por isso, a Alegria continua sendo a minha maior revolução!, Daniela Mercury.

A capa de PERFUME tem fotografia de Célia Santos e Arte da designer Carol Zatti. Com um ar retrô, faz referência à capa do Segundo àlbum solo de Daniela, O Canto da Cidade. A Rainha fez um projeto que sonha há anos: lançar alguns singles antes do álbum para que todas as músicas tenham destaque entre os fãs. Sete canções foram lançadas entre 2018 e 2019. Outras três chegaram no último mês e o restante nesta sexta-feira, quando os fãs poderão escutar o álbum que chega com músicas inéditas e um bonus track.

PERFUME tem duas canções que celebram o trio elétrico, que completa 70 anos em 2020: TRIATRO (música de Daniela Mercury) e ANDARILHO ENCANTADO (uma composição também de Daniela Mercury, desta vez em parceria com Marcelo Quintanilha, em que Daniela faz feat com Carlinhos Brown).

TRIATRO é o nome do trio elétrico de Daniela Mercury. Ela transformou o trio em um teatro sobre rodas com seus espetáculos de carnaval. Sobre o Triatro ela cantou música erudita, colocou orquestras, piano de cauda, óperas de carnaval, DJS, balés, atores, pintores, música acústica, arte em grafite e muito mais. O galope carnavalesco Triatro é uma homenagem ao Carnaval de São Paulo e à Semana de Arte Moderna de 1922, que completará 100 anos daqui a 2 anos.. Para Daniela o carnaval em Sampa é parte da Revolução Caraíba sonhada por Oswald de Andrade em seus manifestos. E o Axé é filho do movimento modernista, como a Tropicália e a Bossa Nova.
“Como afirma Oswald de Andrade no seu extraordinário manifesto Antropofágico: “Alegria Cura“. Eu, inclusive, cito essa frase em PROIBIDO O CARNAVAL que é uma composição minha e tive a honra de ter Caetano comigo nessa faixa. Voltando a Triatro, os manifestos de Oswald também inspiram a letra, que é a primeira música que eu componho para o Carnaval de Rua de São Paulo. É um galope afro rock para homenagear também Rita Lee tropicalista. Tenho certeza que Oswald de Andrade, Tarsila do Amaral, Villa-Lobos e os artistas da semana de 22 celebrariam essa ocupação artística que é o Carnaval de rua e que, sem dúvida, é parte da Revolução Caraíba sonhada por eles.”, afirma Daniela.

Desde 2016, a cantora não ficou um ano sequer fora da folia paulistana. É ela a responsável pelo encerramento do carnaval de São Paulo. No domingo pós carnaval, último dia da folia paulistana, o já tradicional Bloco Pipoca da Rainha invade a Rua da Consolação e se despede com muita energia de um público acelerado como é o Paulistano. Em 2020, o 5º ano de desfile do Pipoca d…

Sair da versão mobile