Daniela Mercury canta com Gilberto Gil na frente do Camarote Expresso 2222

Música, No Circuito
27 de fevereiro de 2017
por Genilson Coutinho

Daniela Mercury com peruca black power acompanhada de Vovô do Ilê, Taís Araújo, Lázaro Ramos e Luís Miranda_crédito Ulisses Dumas

A primeira providência de Daniela Mercury ao começar a cantar no circuito Barra – Ondina, nessa segunda-feira de carnaval, foi pedir que entregassem um microfone a Gilberto Gil, que estava na varanda do seu Camarote Expresso 2222, o primeiro do percurso, bem em frente ao Farol da Barra. Enquanto o equipamento chegava, a cantora já deu início à homenagem, puxando a canção “De Deus, de Alah”, do próprio Gil. A letra fala da origem mágica, misteriosa e divina da música, sendo que é justamente ela, a música, o tema do Expresso 2222 em 2017. Já defronte à varanda, Daniela fez um dueto com Gil, na música “Toda Menina Baiana”, e depois deixou que o mestre da MPB entoasse “A novidade”, outro clássico seu, sendo acompanhado por uma multidão de vozes em uníssono. No trio, estavam Vovô do Ilê, e os atores Lázaro Ramos, Taís Araújo e Luís Miranda.

Pouco antes da passagem de Daniela Mercury, quem também desfilou foi o cantor Xandy, que fez uma reverência a Gilberto Gil ao chamá-lo de professor, mandando beijos também para Flora Gil e os foliões do Expresso 2222. Sem falar muito, Xandy logo anunciou: “mas se o professor chegou, então a gente tem que cantar pra ele”. Foi assim que o vocalista do grupo Harmonia do Samba puxou seu trio ao som do pagode “Mandei meu cavaco chorar”, intercalando trechos de “Andar com fé”, de Gilberto Gil.