Ícone do site Dois Terços

Dandara estreia show no Malembe nesta quarta (24)

Foto: Divulgação

Você conhece alguma flor preta? DANDARA pele flores pretas um recorte do repertório que vem desenvolvendo e apresentando desde 2016. Um show potente com cheiro, memórias e cheio de energia que apresenta um apanhado de canções que trazem reflexões sócio-políticas, contextualizadas com temas urgentes e contemporâneos.

O repertório dialoga com a poesia enquanto estética, a artista dialoga com as canções enquanto intérprete e a poesia dialoga com a artista enquanto representatividade. Para potencializar o espetáculo, no intuito de homenagear às lutas e conquistas do povo preto, DANDARA toca atabaque, canta canções, traduz poemas, dubla palavras em canções de flores mulheres Elza Soares, luedji luna, Ellen Oléria, Larissa Luz, Sandra de Sá, Mahmundi, Xênia e outros buquês.  

As flores pretas estão espalhadas por todos os cantos, brotando em asfaltos, na palma da mão espalhando perfume preto por onde passa, seja de salto, sapato ou sentindo o pisar na terra. O olfato está tão ligado à memória porque é o único dos sentidos que tem uma ligação direta com o sistema límbico dentro do cérebro, que é o sistema das emoções e das memórias. Por isso, é muito comum a pessoa sentir o cheiro e se lembrar de alguma pessoa específica ou de algum momento que viveu.

“entendi que pra quem entende de ancestralidade e tem uma Drag, não pode entender que é somente uma Drag; é uma ancestral que habita meu corpo. Queremos falar sobre as questões que atravessa Anderson Danttas e que habitam a trajetória de Dandara. Andaremos juntos e mais do que nunca não quero soltar sua mão. Precisamos falar de nossos ancestres vivos (nossas flores) os de ontem e os de agora.” (Anderson Danttas).

***

O ator Anderson Danttas dá vida a Drag Queen DANDARA que é atriz, bailarina, musicista, cantora e produtora, integrante d’A Outra Companhia de Teatro. Faz parte do Coletivo Bonecas Pretas composto por drags pretas de Salvador. Dentre as suas experiências profissionais participou do clipe da música COMIGO NINGUÉM PODE, atuou no espetáculo episódico: PARA-ISSO, dentro das atividades do CORRE Coletivo Cênico; cantora no projeto BAILE TUDO, realizado no pelourinho com produção de Fred Soares. Dividindo o palco com Vânia Abreu, Marcelo Quintanilha e convidados como Gilmelândia, Marcia Short entre outros.  3º lugar no concurso “DRAG INÉDITA” – sob o comando de Aimee Lumiere e Spadina Banks.

Além de ter circulado por países da Europa: Polônia, Ucrânia, Armênia, Geórgia e Ucrânia. Esteve como repórter do carnaval de salvador para as emissoras TVE e BAND. Ganhadora da batalha de Drags – Eu Lacro no Programa Universo, da TV Aratu.

SERVIÇO:

DANDARA pele flores pretas

Dia 24/11 – 20h

Malembe Food & Drinks

Contribuição colaborativa

Sair da versão mobile