Dança Flamenca para ver, ouvir, dançar e cantar, na CAIXA Cultural

Redação,
14/03/2011 | 14h03

A CAIXA Cultural Salvador apresenta, de 18 a 27 de março (sextas, sábados e domingos), a companhia carioca “Toca Madera”, que estará apresentando três espetáculos de dança Flamenca: Soleá2/Duos eTransitório. O grupo, formado por músicos e bailarinas do Rio de Janeiro, que estão juntos desde 2001, faz apresentação inédita em Salvador e, para isso, pretende apresentar o melhor do seu repertório à população baiana, nesta curta temporada, que inclui oficinas de música, dança e canto flamenco. Os ingressos serão trocados por 1kg de alimento, na bilheteria do evento a partir das 14 h do dia do espetáculo.

Soleá é um ritmo flamenco considerado “a mãe” de outros aos quais deu origem. Surgiu junto com o baile, sendo primeiramente dançado por mulheres. Para os integrantes do grupo Toca Madera, este ritmo é sinônimo de “puro”. Composto por números instrumentais, solos e bailes em grupo, o espetáculo Soleá mostra, por intermédio da música e da dança, as emoções que cada ritmo pode despertar; partindo do primitivo e profundo, e chegando ao Flamenco de festa.

2/Duos foi realizado com a intenção de criar encontros entre os elementos da música e da dança flamenca, na tentativa de ressaltá-los, valorizando assim o que cada um pode ter de mais essencial.  A primeira parte acontece como um jogo de duplas, inspirado pelo poema “Traduzir-se”, de Ferreira Gullar, nas vozes do próprio autor e do ator Paulo José. Na seqüência, com a entrada de mais uma bailarina e um novo instrumento – o violoncelo, a estrutura proposta anteriormente é rompida. O jogo é ampliado e passa a explorar as combinações possíveis de som e movimento. Torna-se um duo entre música e dança, no qual todos participam da cena.

Transitório tem como ponto de partida o desejo de dar prosseguimento à pesquisa corporal e musical do grupo Toca Madera, na fusão entre o flamenco e outros elementos cênicos.  A proposta do espetáculo é manter os intérpretes em um fluxo ininterrupto de movimento, criando um jogo que embaralhe as noções de espaço-tempo no qual, tanto os limites tradicionais da cena quanto a linearidade narrativa, se estilhassem compondo mosaicos de sensações, impulsionados pela dança e pela música. O início e o fim de cada “quadro”, e do espetáculo como um todo, não são facilmente reconhecíveis, promovendo a sensação de uma permanente transitoriedade, paradoxo que impulsiona a pesquisa.

Atividades Complementares

Além dos espetáculos, haverá palestra/bate-papo com a classe artística, estudantes de dança, música e teatro, e interessados em flamenco de modo geral, além de oficinas de introdução ao flamenco.

As oficinas oferecem aos participantes um contato com os princípios da linguagem flamenca, abordando elementos vocais, musicais e corporais.

Destinada a interessados em música e dança, a oficina se divide em módulos específicos: dança (técnica de sapateado, braços e mãos, giro e coreografia);

Canto flamenco (técnica vocal e melodia “por tangos y bulerías”) e Música (dividido em “Ritmo e percussão” e violão).

Por seu caráter abrangente, o flamenco estabelece relações com áreas diversas, como teatro, dança e música.

Oficinas:

– 1 hora e meia de dança; 1 hora e meia de técnica vocal; 2 horas de ritmos e percussão; 1 hora e meia de violão (total: 6 horas e meia). As oficinas acontecem aos sábados e domingos, com até 30 participantes por módulo. As inscrições devem ser feitas previamente pelo telefone: (71) 3421-4200 ou pessoalmente na CAIXA Cultural Salvador – Rua Carlos Gomes, 57, Centro, de segunda a domingo, das 9h às 18h.

Sábado, dia 26/03

Das 10h às 11h30 – Dança Flamenca para iniciantes (levar sapatos fechados)

Das 11h30 às 12h30 – Percussão (levar Cajón)

Das 12h30 às 14h – Técnica vocal no flamenco e cantos flamencos diversos

Domingo, dia 27/03

Das 10h às 11h30 – Dança Flamenca para iniciantes (levar sapatos fechados)

Das 11h30 às 12h30 – Percussão (levar Cajón)

Das 12h30 às 14h – Guitarra flamenca para iniciantes (necessário ter noções de como tocar violão e levar instrumento próprio)

Ficha Técnica

Música

Direção musical e guitarra flamenca – Allan Harbas

Percussão – Alejandro Gonzalez

Guitarra flamenca – Sérgio Otero

Canto – Tiza Harbas

Violoncelo e acordeon – Pedro Araújo

Baile – Clara Kutner, Eliane Carvalho e Laura Laguna;

Iluminação – Ana Kutner;

Figurino – Kika Lopes;

Programação Visual – Carolina Vaz;

Produção – Toca Madera Produções e Eventos e Alma Flamenca;

Direção – Clara Kutner.

Serviço:

Espetáculo: Grupo Toca Madera – Performances:  Soleá, 2/Duos e Transitório

Direção: Clara Kutner

Apresentações:

Soleá: 18 e 25 de março (sextas-feiras) às 20h

2/Duos: 19 e 26 de março (sábados) às 20h

Transitório: 20 e 27 de março (domingos) às 19h30

Local: CAIXA Cultural Salvador

Endereço: Rua Carlos Gomes, 57, Centro – Salvador (BA)

Censura: Livre

Acesso: Os ingressos serão trocados por 1kg de alimento, na bilheteria do evento a partir das 14 h do dia do espetáculo.

Conveniência: Estacionamento gratuito ao lado da CAIXA Cultural Salvador nos horários dos espetáculos;

Participação nas Oficinas: Inscrição pelo telefone: (71) 3421-4200 das 10h às 17h

Realização: Toca Madera

Produção Local: Selma Santos Produções e Eventos

Patrocínio: Caixa Econômica Federal

www.caixa.gov.br/caixacultural