CUS promove sarau com performances no Dois de Julho para lançar DVD da Mostra 10 anos

Comportamento, Social
16 de janeiro de 2018
por Genilson Coutinho

Linn da Quebrada é umas das estrela do DVD

Um sarau com a apresentação de performances de diversas artistas da cena soteropolitana. Assim o grupo de pesquisa Cultura e Sexualidade (CUS) irá lançar os DVDs da Mostra CUS 10 anos, que aconteceu em maio de 2017. O evento gratuito será realizado no dia 30 de janeiro, às 19h, na CAS – Casa de Artes Sustentáveis, no bairro Dois de Julho, centro de Salvador (BA). O CUS promete uma noite divertida com apresentação de performances, fechação e lacração com Ferah Sunshine, Rosa Morena, Nágila Goldstar, Vanusa Alves e Sasha Heels, algumas das artistas já confirmadas para a festa.

Os DVDs consistem na gravação dos talk shows com Linn da Quebrada, Amara Moira, Viviane Vergueiro e outras artistas e ativistas que participaram da Mostra CUS 10 anos, em maio passado. Os DVDs serão distribuídos para bibliotecas públicas e instituições que tenham interesse em discutir os temas relacionados à arte, gênero, sexualidade e direitos humanos. “Registramos as falas desse evento pioneiro em comemoração aos 10 anos do nosso grupo de pesquisa. Com isso, os efeitos da Mostra e desses temas emergentes no Brasil poderão servir de inspiração para outros desdobramentos”, afirma Tiago Sant’Ana, coordenador da Mostra CUS.

A Mostra CUS 10 anos foi realizada em parceria com o Goethe-Institut Salvador-Bahia e patrocínio da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, através do edital de Culturas Identitárias, no qual a proposta do CUS foi uma das selecionadas. O grupo completou 10 anos de atuação em 2017. A Mostra CUS 10 anos discutiu outras formas de ativismo em gênero e sexualidade, com atenção às estratégias adotadas por artistas e/ou pesquisadores de diversos segmentos e linguagens.

DVD 1

Amara Moira – escritora e ativista trans

Andrea Magnoni – fotógrafa

Viviane Vergueiro – mestra em Cultura e Sociedade, ativista, transfeminista e integrante do CUS

Coletivo Das Liliths – Georgenes Isaac, Ricardo Andrade e Xan Marçall

Thiago Romero – diretor da companhia Teatro da Queda

Djalma Thürler – diretor do Ateliê Voador e integrante do CUS

Stéfano Belo – ator, integrante Selvática Ações Artísticas e integrante do CUS

DVD 2

Linn da Quebrada – cantora e ativista trans

Alan Costa – representante do coletivo de jovens negros LGBTs Afrobapho

Dodi Leal – criadora do canal De Trans Pra Frente no Youtube

Daniel dos Santos – historiador, pesquisador e integrante do CUS

Virgínia de Medeiros – artista visual

Àlex Ígbó – artista visual

Tiago Sant’Ana –mestre em Cultura e Sociedade, integrante do CUS

Susana Gyulamiryan (Armênia) – curadora, feminista e artista residente do Goethe-Institut

NUCUS

O CUS surgiu com a intenção de estudar as relações entre cultura, sexualidade e gênero de maneira interseccional. “Criar intersecção é criar pontes, diálogos, com vários saberes e conhecimentos, na intenção não apenas de compreender fenômenos, mas mapear outros conhecimentos subjugados. Os estudos queer, do qual também nos ocupamos, têm interesse em desconstruir qualquer ideia de normatização, naturalização, binarismos, sempre em contato com as subjetividades, as produções artísticas e tantas outras possibilidades que não param de florescer”, explica Leandro Colling, professor do IHAC – Instituto de Humanidades, Artes e Ciências da UFBA, e um dos coordenadores do grupo.

Com o aumento do interesse nos temas, o grupo está em fase de transição para se transformar em Núcleo de Pesquisa em Cultura e Sexualidade, o NUCUS, com algumas linhas de pesquisa já definidas: 1-Artes, gêneros e sexualidades; 2-Estudos trans e travestis; 3-Lesbianidades, interseccionalidades e feminismos; e 4- Gênero e sexualidade na escola. Também em janeiro de 2018, ocorre o último módulo do curso “Introdução ao Pensamento de Judith Butler”, com Berenice Bento, no dia 22 de janeiro.

Acesse o link para fotografias em alta resolução da Mostra CUS 10 anoshttps://goo.gl/l8bIf2

SERVIÇO

O quê: Sarau de lançamento dos DVDs da Mostra CUS 10 anos

Quando: 30 de janeiro de 2018 (terça-feira) – 19h

Onde: CAS – Casa das Artes Sustentáveis – Rua Democrata, 21 – Dois de Julho – Salvador (BA).