CUS lança ciclo permanente de palestras e novo site

Sem categoria
15 de julho de 2013
por Genilson Coutinho

O grupo de pesquisa Cultura e Sexualidade (CUS), em parceira com outros setores da Universidade Federal da Bahia e da sociedade civil, realiza na próxima sexta-feira (dia 19 de julho), a primeira atividade do ciclo permanente de palestras Subjetividades, Sexualidades e Culturas (SUSEXCUS). Neste mesmo dia, o CUS também lançará o seu novo site (www.politicasdocus.com – ainda em construção), onde qualquer interessado poderá ter acesso a toda a produção do grupo, que foi criado em 2007.

A primeira palestra do ciclo, que irá ocorrer na sede do Conselho Regional de Psicologia, será proferida por Eduardo Leal Cunha, professor da Universidade Federal de Sergipe, que tem experiência na área de psicanálise com ênfase nas relações entre clínica, cultura e sociedade. Cunha é autor do livro Indivíduo singular plural – a identidade em questão (Rio de Janeiro: Sete Letras, 2009), que será comercializado no local.

O ciclo tem o propósito de discutir as interfaces entre as subjetividades, sexualidades e culturas da atualidade, através de uma perspectiva inter/multi/transdisciplinar. As próximas palestras (nos dias 9 agosto e 9 de setembro) serão realizadas respectivamente por Paulo Roberto Ceccarelli e Tatiana Lionço.

Ceccarelli é professor da Universidade Católica de Minas Gerais e pesquisador, com experiência na área de psicologia e ênfase em psicanálise, atuando principalmente com reflexões sobre sexualidade, perversão, família e identidade.

Tatiana Lionço é pesquisadora e docente em psicologia no Centro Universitário de Brasília – UniCEUB. Em 2012, recebeu o prêmio Beijo Livre Direitos Humanos LGBT. Ela integra o coletivo Cia Revolucionária Triângulo Rosa.

Foram disponibilizadas 120 vagas ao público, divididas proporcionalmente entre estudantes de graduação, pós-graduação, psicólogos e demais interessados.

O ciclo de palestras é uma iniciativa do grupo de pesquisa Cultura e Sexualidade (CUS), que integra o Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura, em conjunto com o Programa Multidisciplinar de Pós-graduação em Cultura e Sociedade (Poscultura), o Programa de Pós-graduação em Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade (EISU), o Núcleo de Estudos interdisciplinares em Saúde, Violência e Subjetividade (SAVIS), coordenado pela professora Maria Thereza Ávila Dantas Coelho, e o apoio da Cena Queer e do Conselho Regional de Psicologia da Bahia. O CUS é coordenado pelos professores Leandro Colling e Djalma Thürler.

 

O que: Ciclo de Palestras Subjetividades, Sexualidades e Culturas

Quando:

19/07 – Dr. Eduardo Leal Cunha

09/08 – Dr. Paulo Roberto Ceccarelli

09/09 – Dra. Tatiana Lionço

Onde: Abertura (19/07) – Sede do Conselho Regional da Psicologia da Bahia (Rua Prof. Aristides Novis, 27 – Federação, Salvador – BA). Demais palestras, no auditório do PAF 3, campus de Ondina, UFBA

Inscrições: exclusivamente pelo e-mail ciclo.subjetividades@gmail.com (encerradas, em função da lotação, para a palestra da próxima sexta, dia 19)

Quanto: gratuito