Curso de “Restauração e Preservação de Filmes” acontece na Caixa Cultural Salvador

Cinema, No Circuito
8 de julho de 2015
por Genilson Coutinho

José Maria Pereira Lopes 1

A CAIXA Cultural Salvador dá início nesta sexta-feira, 03, ao último dos três cursos de audiovisual do projeto Triplicidade: “Preservação e Restauração de Filmes”. As aulas serão ministradas pelo renomado professor José Maria Pereira Lopes, especialista em conservação e restauração de obras audiovisuais, responsável por toda a área técnica do acervo do Museu da Imagem do Som (MIS), em São Paulo.

Na ocasião, José Maria Pereira Lopes lançará seu manual intitulado “Oficina de conservação e restauro de filmes”, que será distribuído gratuitamente no local das aulas – a sede da CAIXA Cultural Salvador (Rua Carlos Gomes, 57, Centro).  Um verdadeiro presente aos privilegiados 30 alunos selecionados.

Serão duas turmas de 15 alunos cada, dentre eles, restauradores, cineastas, pesquisadores, bibliotecários, museólogos e colecionadores de filmes. A carga horária é de 20 horas. As aulas da 1ª turma, que terão início nesta sexta-feira, 03, seguem até o dia 09 de junho. E as aulas da 2ª turma começam na sexta-feira, 10, e seguem até o dia 16 de junho. Sempre de terça a sábado, das 09 às 12h, para os dois grupos.

O professor – O especialista em conservação e restauração de obras audiovisuais e responsável por toda a área técnica do acervo do MIS, José Maria Pereira Lopes tem quase 50 anos de atuação na área. Sua trajetória ajudou a construir a televisão brasileira, afinal, ele deixou sua marca profissional atuando na Tupi, Excelsior, SBT e TV Cultura. Alguns dos seus trabalhos foram premiados e renderam homenagens, como aconteceu em maio deste ano durante a 11ª Mostra Intenacional do Cinema Negro e que reuniu grandes nomes do audiovisual no Memorial da América Latina. O ‘Ofó de Xangô’, a estatueta concebida pelo artista Emanoel Araújo, foi entregue a Zé Maria (como é carinhosamente chamado) por conta do seu trabalho de restauração feito em um filme-reportagem do histórico jogo entre Corinthians e Bologna (da Itália) disputado em 1929 no Palestra Itália.  O vídeo é o registro mais antigo do Corinthians, um dos maiores times brasileiros, de quem se tem notícia.

Triplicidade – O projeto “Triplicidade” foi criado com o objetivo de oferecer cursos de aperfeiçoamento profissional no segmento audiovisual para um público diversificado. Cada um dos três cursos contou com o aparato tecnológico necessário, como softwares para criação de conteúdo para comerciais, filmes e jogos. A coordenação é da museóloga Irene Santino e a produção executiva é da jornalista Renata Rocha.

As aulas começaram no último dia 2 de junho e seguem até 19 de julho. O curso inicial foi o de “Composição de Trilha Sonora”, que foi ministrado por Jorge Solovera, profissional que atua na área há mais de 30 anos. O curso de “Criação em 3D” aconteceu logo em seguida e foi ministrado por Maurício Calleia, publicitário e diretor de fotografia, especialista no tema.

Vale ressaltar que todos os alunos selecionados por atenderem aos pré-requisitos exigidos, doaram 02 latas de leite em pó para o hospital Martagão Gesteira ao efetivar a matrícula.

Para mais informações: (71) 3421-4200 / projetotriplicidade@gmail.com / Fan Page: Triplicidade.

 

 

 

SERVIÇO

 

O QUÊ – Curso de Restauração de filmes com o Prof. José Maria Pereira Lopes

QUANDO – Turma 01 (15 alunos)

De terça a sábado, das 09 às 12h

Início: 03/07/2015

Final: 09/07/2015

Turma 02 (15 alunos)

De terça a sábado, das 09 às 12h

Início: 10/07/2015

Final: 16/07/2015

ONDE – CAIXA Cultural Salvador – Rua Carlos Gomes, 57, Centro – Salvador (BA).