Curso de formação de jovens lideranças em HIV e aids será realizada em Brasília; confira a lista

AIDS em pauta, Comportamento, Social
2 de agosto de 2015
por Genilson Coutinho
Turma no encerramento do Curso de Formação de Jovens Lideranças realizado em maio.(Foto: Reprodução UNAIDS

Turma no encerramento do Curso de Formação de Jovens Lideranças realizado em maio.(Foto: Reprodução UNAIDS

Foi divulgada na semana passada a  lista oficial com os 50 novos candidatos selecionados para o II Curso de Formação de Novas Lideranças das Populações-Chave Visando o Controle Social do Sistema Único de Saúde no Âmbito do HIV/Aids, a ser realizado entre os dias 24 e 28 de setembro, em Brasília, para participantes e convidados.

O segundo curso surge na esteira do grande sucesso da primeira edição, realizada em Brasília em maio deste ano. Na ocasião, 1.019 inscritos disputaram as 50 vagas, abertas a jovens de todo o país. Em comum, os selecionados têm a faixa etária – entre 18 e 26 anos – e o envolvimento com o ativismo.

A maioria dos selecionados trabalha ou integra as populações-chave consideradas prioritárias pelo Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais (DDAHV) do Ministério da Saúde – organizador do evento – para o enfrentamento à epidemia de HIV/aids: gays e outros HSH, travestis, transexuais, profissionais do sexo. Outros trabalham com pessoas que usam drogas e redução de danos e alguns, ainda, integram outras duas populações consideradas vulneráveis, como os negros.

Na seleção, foram consideradas as cartas de motivação – principal instrumento de avaliação nesta e na edição anterior – e as vulnerabilidades programáticas e sociais das regiões e populações-chave das quais os candidatos fazem parte.

Jovens de todas as regiões do país estão confirmando sua participação. As metodologias e conteúdo estão sendo aprimorados e desenvolvidos por equipes do DDAHV, do Programa Conjunto das Nações Unidas para o HIV/Aids (Unaids) e da sociedade civil, assessoradas por jovens que participaram da primeira edição, baseando-se na experiência do primeiro evento.

Assim como na primeira edição, a programação do II Curso de Formação de Jovens Lideranças será dinâmica e variada – incluindo discussões junto ao DDAHV, o Unaids, Unicef e Unesco, oficinas de expressão e depoimentos dos jovens selecionados e facilitadores.

Juntas, as duas edições do curso de formação irão subsidiar um módulo de educação a distância (EAD).

Veja aqui a lista de selecionados em primeira chamada e aqui os selecionados em segunda chamada