Curitiba sedia Congresso Internacional LGBTI+

Comportamento, Social
12 de novembro de 2019
por Genilson Coutinho

Nos dias 13 a 15 de novembro de 2019, a rede regional GayLatino, a Aliança Nacional LGBTI+, a Universidade Federal do Paraná e outras organizações parceiras, promoverão em Curitiba o Congresso Internacional LGBTI+.

O Congresso, executado pelo Grupo Dignidade e pelo Instituto Brasileiro de Diversidade Sexual (IBDSEX), tem mais de 700 pessoas inscritas e reunirá representantes de 20 países da América Latina e do Caribe. Haverá 5 minicursos, 30 mesas e palestras com 82 palestrantes.

O evento é inédito porque visa promover o intercâmbio entre academia, empresas e movimentos sociais LGBTI+, além de representantes do Poder Público e a agências internacionais, a fim de integrar iniciativas para superar a LGBTIfobia no Brasil e na região da América Latina e do Caribe.

O Congresso Internacional LGBTI+ também tem como objetivos: promover a conexão e a construção de relacionamentos entre o movimento social, empresas e pesquisadoras e pesquisadores que atuam na temática da cidadania LGBTI+ e dos direitos humanos, bem como outros setores interessados, para avançar com a promoção e defesa da cidadania e dos direitos humanos das pessoas LGBTI+ na região; construir pontes de diálogo entre os diferentes setores da sociedade, para trocar experiências e articular atividades conjuntas; incentivar ações corporativas para compartilhar e ampliar políticas e boas práticas de inclusão no local de trabalho.

Nas palavras de Toni Reis, diretor presidente da Aliança Nacional LGBTI+ e presidente do Congresso Internacional LGBTI+, “Compreendemos a diversidade de nossa comunidade LGBTI+ e hoje o ativismos pela cidadania LGBTI+ tem várias perspectivas e formas de atuação. O Congresso Internacional LGBTI+ e os eventos vinculados têm o objetivo de promover a troca de informações e experiências sobre estratégias de mitigação da discriminação e violência e de promoção da diversidade e da cidadania LGBTI+. É a primeira vez que reunimos em um mesmo espaço ativistas, profissionais, empresas, estudiosos/as do tema e representantes do poder público. Queremos promover o intercâmbio para construir respostas conjuntas.”

O Congresso Internacional LGBTI+ tem quatro pré-eventos e quatro componentes principais:

Pré-eventos:

– IV Workshop da Região Sul da Rede Trans

– Encontro Nacional da Estratégia da Prevenção Combinada com Gays e Outros Homens que fazem Sexo com Homens

– Encontro de Capacitação para Jovens Lideranças Região Sul

– Reunião Ampliada do FONGES (Fórum Nacional de Gestoras e Gestores Estaduais e Municipais da Política Pública LGBT)

Componentes principais:

– Simpósio Acadêmico Internacional LGBTI+

– IV Encontro Regional GayLatino

– Congresso Nacional da Aliança Nacional LGBTI+

– II Seminário de Empresas – networking, diversidade & inovação

Abertura:

A Abertura do Congresso será realizada no dia 13 de novembro de 2019, às 19 horas, e contará com a conferência magna da ex-desembargadora gaúcha, Dra. Maria Berenice Dias, especialista em direito homoafetivo.

Premiação Internacional LGBTI+ Stonewall 50 Anos:

No dia 14 de novembro, também às 19 horas, haverá a Premiação Internacional LGBTI+ Stonewall 50 Anos, que contará com a palestra especial do ex-presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Carlos Ayres Britto. Serão premiadas 32 pessoas e instituições.

A Premiação faz parte das comemorações dos 50 anos da rebelião do Stonewall Inn em Nova York. Aconteceu em 28 de junho de 1969 e ficou conhecido como o Dia do Orgulho LGBTI+, sendo o marco do início do movimento moderno pela cidadania plena e igualdade efetiva de direitos da nossa comunidade. Assim, com pessoas e instituições LGBTI+ da América Latina e do Caribe reunidas no Congresso Internacional, nada mais apropriado que homenagear e relembrar quem se destacou pela causa LGBTI+ na nossa região nestes últimos 50 anos (confira a lista de premiados no final do release).

Lançamento de livros – Serão lançados no dia 14 de novembro 16 livros, no saguão de entrada do prédio do Campus Rebouças da UFPR, das 16 às 18 horas.
Simpósio Acadêmico Internacional LGBTI+ / Congresso Nacional da Aliança Nacional LGBTI+

Estes componentes do evento terão 5 minicursos, 30 mesas e palestras com 82 palestrantes.

Confira a programação .