Cuidados :Substratos da uva retardam o envelhecimento da pele

Genilson Coutinho,
27/11/2013 | 23h11

Dizer que a uva é rica em compostos químicos antioxidantes não é suficiente para demonstrar como elas podem ser poderosas aliadas no combate ao envelhecimento da pele. Talvez o melhor caminho seja falar da ação dos seus substratos, como o resveratrol, que tem efeito neutralizador, capaz de reagir com os radicais livres e assim restringir os seus efeitos maléficos no organismo.

“Essas substâncias retardam a velocidade de oxidação, através de um ou mais mecanismos, prevenindo e retardando o envelhecimento cutâneo”, explica a farmacêutica Cleo Mara Castro, gerente técnica de desenvolvimento da marca baiana Adega do Corpo, que utiliza os substratos as uvas do Vale do São Francisco para a cosmética antiidade.

Não é a toa que os compostos fenólicos, também conhecidos como polifenóis, derivados da uva e do processo de vinificação – o resveratrol é um deles – estão na mira da indústria cosmética. Ao neutralizar a ação dos radicais livres, eles combatem a ação do grande vilão do envelhecimento cutâneo. Descrito como moléculas instáveis que tendem a se associar a outras moléculas de carga positiva a fim de reagir ou oxidar, os radicais livres danificam as células sadias do corpo e podem ter ação determinante no envelhecimento da pele.

Segundo Cleo Mara, apenas a boa alimentação e bons hábitos deveriam dar conta da quantidade necessária de antioxidantes para manter o equilíbrio dos radicais livres no organismo. A formação desses inimigos da juventude, no entanto, não acontece somente através de processos metabólicos do corpo. Agentes externos também são responsáveis pelo aumento da produção dessas moléculas, como a poluição ambiental, raio-x e radiação ultravioleta, cigarro, álcool, substâncias presentes em bebidas, como aditivos químicos, conservantes e hormônios; estresse e alimentos gordurosos.

Daí vem a importante função dos cosméticos, fornecendo suas doses tópicas de antioxidantes para a pele. E vem daí também o crescente reconhecimento da ação dos princípios ativos da uva, pelo seu potente efeito no retardamento da oxidação celular, atuando na prevenção do envelhecimento cutâneo.

Sustentável – O processo de extração das substâncias antioxidantes acontece de diferentes formas na indústria cosmética. No caso dos produtos da Adega do Corpo, os princípios ativos presentes nos substratos da uva são extraídos de forma sustentável, já que toda cadeia produtiva é utilizada.

“Nós aproveitamos todos os substratos da uva provenientes do processo da vinificação. Desde a semente à casca da fruta. Outro diferencial é a que usamos uma uva específica (do Vale do São Francisco), conhecida pela sua alta concentração de polifenóis, cerca de dez vezes mais do que as uvas encontradas em outras regiões”, afirma Cleo Mara.