Notícias

Saúde

Cuidado com a Comunidade LGBTI+ é tema de Guia do Conselho Regional de Farmácia do Estado da Bahia

Genilson Coutinho,
29/07/2021 | 13h07

O Conselho Regional de Farmácia da Bahia, além de ser responsável pela fiscalização do exercício da profissão farmacêutica, é também um órgão que serve à sociedade como um todo. Sendo assim, os direitos humanos representam uma pauta importante para esta organização, como deveria acontecer em todas as outras.

A comunidade LGBTI+, apesar de ter ganhado mais visibilidade nos últimos anos, ainda é, indiscutivelmente, um grupo minoritário da sociedade que precisa ser respeitado e ter seus direitos, que foram conquistados com muito esforço, garantidos. Sabendo dessa necessidade, e buscando ajudar as(os) farmacêuticas(os) baianas(os) e outros profissionais, o CRF-BA preparou o Guia do Cuidado Farmacêutico para a Comunidade LGBTI+.

Essa iniciativa teve início em 2020, depois de uma Live com Maria Fernanda Brandão, farmacêutica responsável pelo Centro de Informações sobre Medicamentos (CIM) do CRF-BA, e Alícia Krüger, farmacêutica presidente da ABRASITTI (Associação Brasileira Profissional pela Saúde Integral de Travestis, Transexuais e Intersexos). A partir daquele momento, o Conselho se comprometeu a pautar a importância do cuidado farmacêutico na diversidade. E uma das ações, além das campanhas em redes sociais, foi a confecção e lançamento deste Guia.

Portanto, a obra foi elaborada com o objetivo de apresentar conceitos e iniciar a base para a compreensão de orientação sexual, identidade de gênero e atenção em saúde por meio dos serviços farmacêuticos direcionados para comunidade LGBTI+. O Guia é destinado para servir de apoio às atividades de farmacêuticas, embasar demais profissionais de saúde, estudantes e à própria comunidade. Acreditamos que assim conseguiremos ir além da discussão sobre a promoção da saúde, e efetivamente começar uma transformação no cenário atual, tornando o cuidado com a comunidade LGBTI+ mais inclusivo e mais capacitado.