Crianças com Transtorno do Espectro Autista agora contam com sessões de cinema inclusivas

Serviços
3 de abril de 2019
por Genilson Coutinho

Uma sessão de cinema em que as luzes não se apagam completamente, os sons não têm mudanças abruptas e o filme não demora para começar. Esta é a Sessão Azul, projeto que torna os cinemas um local mais confortável para o público infantil com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas famílias. Garantido por lei municipal, a iniciativa é uma vitória a ser comemorada hoje, no dia 2 de abril, instituído pela ONU como o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, transtorno de desenvolvimento que pode comprometer a comunicação e a capacidade de interação de seus portadores de diferentes formas.

Vanessa Leite, professora do curso de Psicologia da Unijorge, explica que eventos sociais com muitos estímulos podem facilmente se tornar invasivos e gerar muita angústia em crianças que se encontram no Espectro Autista. “É por isso que para facilitar a adesão desse público algumas adaptações são necessárias. Os trailers distanciam as crianças do seu objetivo, que é assistir o filme esperado. Enquanto as mudanças na iluminação e som devem ser pensadas de forma a não provocar um excesso de informação sensorial onde as crianças possam ter dificuldade com o processamento”, pontua Vanessa.

Nos cinemas UCI ORIENT Bahia, UCI ORIENT Barra e UCI ORIENT Paralela, a Sessão Azul acontecerá mensalmente. Durante a exibição, as crianças com TEA e seus familiares poderão sair e retornar à sala a qualquer momento. Para Vanessa, essas sessões são uma forma de trabalhar a tolerância às diferenças, tanto para as crianças que estão no Espectro, quanto para a sociedade em geral que vive em torno da normatividade. “A promoção destas atividades culturais se faz importante, na medida em que, se respeitando essas particularidades da estrutura mental das crianças, elas vão buscando formas de se envolver socialmente”, conclui Vanessa. A próxima sessão da rede está marcada para o dia 09/04, no Shopping Paralela, com a exibição do filme “O Parque dos Sonhos”. Neste cinema, a Sessão Azul acontecerá toda 2ª terça-feira do mês e no UCI ORIENT Barra, na 3ª terça-feira de todo mês. Já no UCI ORIENT Bahia, na 4ª terça-feira de cada mês (exceto nos meses em que elas acontecem aos sábados, em parceria com o Shopping da Bahia, nas datas 27/04, 29/06, 17/08, 19/10 e 07/12).

Para mais informações sobre a programação e os cinemas, acesse os sites da rede. Ingressos podem ser adquiridos no site da UCI ORIENT (www.orientcinemas.com.br e www.ucicinemas.com.br), nos caixas de autoatendimento e nos balcões de atendimento.