Cozinha Show do Tempero no Forte terá ambientação temática por Sonia e Daniela Steele

Gastronomia, No Circuito
24 de novembro de 2016
por Genilson Coutinho

Tereza Paim

A Cozinha Show do Tempero no Forte, sem dúvida, é uma das atividades mais aguardadas do festival gastronômico, que este ano ocorre de 1o a 11 de dezembro na Praia do Forte. Nesta edição, o espaço – que fica na Praça da Música, no centro da vila –, ganhará um charme extra com a ambientação a cargo de Sonia Steele, conhecida pelo bom gosto à frente do cerimonial que leva seu nome, ao lado da filha, a artista visual Daniela Steele.

“Sonia, com mais de 25 anos de experiência no mercado e um conhecimento apurado em gastronomia, e Daniela, com as mãos talentosas e criativas, darão um toque de originalidade à mais concorrida atração do evento”, comemora Djanira Dias, da 2D Promoções e Eventos, organizadora do Tempero no Forte. O conceito da decoração da Cozinha Show foi inspirado na cultura e culinária indígenas que tem a mandioca como base de sua alimentação.

Estrelas da Cozinha Show

Nesta 11a edição do Tempero no Forte, as estrelas da Cozinha Show brilharão nos dias 1o, 2 e 3 de dezembro na Praça da Música, levando informação sobre a gastronomia brasileira para a comunidade local, turistas e visitantes em geral. A aula inaugural será ministrada por Tereza Paim, chef curadora do festival, que falará sobre a mandioca, na quinta-feira, 1o, às 20h.

Na sexta-feira, 2, as aulas começam às 17h30, com a chef paraibana Ana Clóris, que, pegando carona no tema ‘Doce Memória do Engenho’, fará o Bolo de mel de engenho, caramelo de alecrim e rocha de mel de abelha. Às 19h, Leila Carreiro, chef e proprietária do restaurante de comida regional, Dona Mariquita, no Rio Vermelho, dará a receita do Caldo de mandioca com camarão defumado. A noite será encerrada com a aula da nutricionista funcional Monica Campos, que ensinará como aproveitar melhor os alimentos vegetais, e mostrará como fazer o Queijo vegano de mandioca. A aula começará às 20h30.

O sábado, 3, último dia da Cozinha Show, será aberto pelo paraibano Marcelo Pinheiro, chef executivo do Tivoli Ecoresort, e promete prender a atenção da garotada: no Cozinha para Crianças, às 15h30, ele ensinará a fazer o Beijinho com flocos de mandioca, que, com certeza, fará a alegria da criançada. O chef continuará na mira da plateia para a segunda aula do dia, desta vez para o público adulto. O assunto será O uso da mandioca: do suco aos flocos, com direito à receita da sofisticada Ilha flutuante de Pinaúna ao tucupi, entrada que será servida no Jantar Magno do Tivoli.

Às 18h30, o comando da Cozinha Show ficará a cargo do festejado chef Beto Pimentel, que contará os segredos da sua cozinha com a Moqueca de preguari, tarioba, mapé, mamão verde e maxixe. O encerramento será com a chef Morena Leite, nascida em Trancoso, no sul da Bahia, mas com restaurantes em São Paulo, no Rio e em Trancoso. Morena, que participa do Tempero no Forte desde a sua 1a edição, fará o Camarão com rendas, que certamente agradará à sua já conhecida plateia.

Programação da Cozinha Show

Dia 1O/12 (quinta)

20h às 21h – Chef Tereza Paim – A mandioca

Dia 2/12 (sexta)

17h30 às 18h30 – Chef Ana Clóris (PB) – Doce Memória de Engenho – Bolo de mel de engenho, caramelo de alecrim e rocha de mel de abelha

19h às 20h – Chef Leila Carreiro (BA) Caldo de mandioca com camarão defumado

20h30 às 21h30 – Nutricionista funcional Monica Campos Como aproveitar melhor os alimentos vegetais – Queijo Vegano de Mandioca

Dia 3/12 (sábado)

15h30 às 16h30 – Chef Marcelo Pinheiro – Tivoli Ecoresort  – Mini Chef – Cozinha para Crianças – Beijinho com Flocos de Mandioca

17h às 18h – Chef Marcelo Pinheiro – Tivoli Ecoresort   – O uso da mandioca: do suco aos flocos – Ilha flutuante de Pinaúna ao tucupi

18h30 às 19h30 – Chef Beto Pimentel (BA) – Moqueca de preguari, tarioba, mapé, mamão verde e maxixe

20h às 21h – Chef Morena Leite (SP/BA) – Camarão com rendas de mandioca