Cortejos, rezas e forró iniciam festejos juninos no Pelô com o Tríduo de Santo Antônio

No Circuito
10 de junho de 2015
por Genilson Coutinho

santo

Alegria, festa e celebração marcam o início do ciclo de festejos juninos do Pelourinho na quinta-feira (11), primeiro dia do Tríduo de Santo Antônio. A programação, que se estende até sábado (13), terá cortejos, rezas e cânticos típicos, além de encerrar cada noite com shows de forró. Realizada pelo Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Cultura e do Centro de Culturas Populares e Identitárias, a festa do tríduo é parte da programação geral do São João da Bahia.

O cortejo acompanhado pela Oficina de Frevos e Dobrados, pela orquestra do Maestro Fred Dantas, pelo Coro da Igreja do Rosário dos Pretos e pelos sanfoneiros Denison Lago e Raqué do Acordeon inicia as comemorações nas ruas do Pelourinho na quinta-feira (11). A concentração está marcada para às 17h30, na sede do Centro de Culturas Populares e Identitárias (Casa 12, Largo do Pelourinho), e se repete no mesmo horário na sexta-feira, com o Coro da Rosário dos Pretos e a dupla de sanfoneiros Denison Lago e Raqué do Acordeon. No sábado (13), dia do homenageado, os sanfoneiros Denison Lago e Estevam Dantas preparam o receptivo da celebração. O Coro da Igreja do Rosário dos Pretos conduzirá a reza cantada todos os dias do Tríduo, que será celebrado em sua primeira noite no Largo Pedro Archanjo, no Largo Tereza Batista no segundo dia, e no último dia no Largo Quincas Berro D’Água. A celebração religiosa tem início sempre às 19h.

Cada noite do tríduo será encerrada com dois shows de forró, também característico das festividades de Santo Antônio. As apresentações vão do forró pé-de-serra e tradicional ao forró eletrônico. As bandas Forró Fusaka e Bando do Velho Chico dão o pontapé inicial no Largo Pedro Archanjo, às 20h30 e às 22h de quinta-feira. A forrozeira Rosa Baiana e o cantor Bruninho do Acordeon são as atrações de sexta-feira no Largo Tereza Batista, às 20h30 e às 22h, esquentando o dia dos namorados com muito forró pra dançar juntinho. No encerramento da programação, no sábado (13), as bandas Forró Fusaka e Banda Marana animam o Largo Quincas Berro D´Água às 20h30 e às 22h. A programação é inteiramente gratuita.

“Penso que louvar Santo Antônio é gesto que vai além do atestado de fé em uma certa religião. Afinal, o que é a religião senão a expressão mística da cultura? Daí porque católicos e não-católicos reverenciam o “santo casamenteiro” em casas ricas ou pobres, onde não faltam bolinhos, licores e os mais belos cânticos da religiosidade popular. Nossa fé e devoção estarão presentes em três dias (11, 12 e 13), com toda a dignidade, nas ruas do Pelourinho”, afirma Jorge Portugal, Secretário de Cultura do Estado da Bahia.

Para o catolicismo, a palavra tríduo é sinônimo de preparação. Nas celebrações de Santo Antônio, o Tríduo é uma tradicional reunião de louvor e oração durante três dias até o 13 de junho, dia do homenageado. Diversas atribuições são dotadas a Santo Antônio, considerado o santo mais popular do Brasil, mas o motivo pelo que é mais lembrado é por ser conhecido como o santo casamenteiro e padroeiro dos namorados. No sincretismo, Santo Antônio é representado por Ogum, orixá capaz de abrir caminhos.

PROGRAMAÇÃO

11/06
QUINTA

CCPI

Ruas

Largo Pedro Archanjo
Tríduo de Santo Antonio
|17h30|
*Bando Anunciador
Ponto de encontro: Sede do CCPI (Casa 12, Pelourinho)
*Oficina de Frevos e Dobrados
Maestro Fred Dantas
Coro da Igreja Rosário dos Pretos
* Sanfoneiros
Denison Lago | Raqué do Acordeon
11/06
QUINTA
Pedro Archanjo
|19h|
*Reza Cantada
Coro da Igreja Rosário dos Pretos
20h30
Forró
Forró Fusaka
(Pé-de-Serra)
22h
Bando do Velho Chico
(Forró Tradicional)
12/06
SEXTA
Tereza Batista

|17h30|
*Bando Anunciador
Ponto de encontro: Sede do CCPI (Casa 12, Pelourinho)
* Coro da Igreja Rosário dos Pretos
* Sanfoneiros
Denison Lago | Raqué do Acordeon
|19h|
*Reza Cantada
Coro da Igreja Rosário dos Pretos
20h30
Rosa Baiana
(Forró Tradicional)
22h30
Bruninho do Acordeon
(Forró Eletrônico)
13/06
SÁBADO
Quincas Berro D’Água
|17h30|
*Bando Anunciador
* Sanfoneiros
Denison Lago | Estevam Dantas
|19h|
*Reza Cantada
Coro da Igreja Rosário dos Pretos
20h30
Forró Fusaka
(Pé-de-Serra)
22h
Banda Marana
(Forró Tradicional)

Serviço:
Tríduo de Santo Antônio
Quando: 11 a 13 de junho
Onde: Ruas e largos do Pelourinho
Aberto ao público