‘Cortejo Junino Cecéu’ anima as ruas de Cabaceiras do Paraguaçu

Serviços
21 de junho de 2014
por Genilson Coutinho

cece

No próximo dia 22 de junho acontece o tradicional “Cortejo Junino Cecéu” na cidade de Cabaceiras do Paraguaçu (próxima de Cachoeira/BA). Com a concentração às 15h, na Praça São Francisco, o cortejo depois segue com a comunidade e visitantes até a Praça Castro Alves, no centro da cidade. O projeto conta com a participação de grupos de forró tradicional, quadrilha e grupos culturais, dentre outros, mobilizando a comunidade de Cabaceiras do Paraguaçu que lota as ruas da cidade para participar de um inusitado e animado cortejo junino.

Neste ano, o evento ganha nova dimensão com a participação de Priscila Sales (cantora já renomada na cidade) e de Dado Mendes (cantor de forró de Feira de Santana). Além disso, o cortejo volta a contar com a participação da comunidade e visitantes que, vestidos a caráter com figurinos típicos da data, ajudam a fortalecer a tradição junina.

“O evento é realizado pela Companhia de Teatro Cecéu, aqui do Parque Histórico Castro Alves, e presta homenagem ao poeta Castro Alves, o Cecéu, sempre atraindo a atenção das pessoas. Acredito que o cortejo também contribui para o desenvolvimento turístico e cultural de Cabaceiras do Paraguaçu, firmando um novo evento no calendário festivo da cidade”, conta Cristiano Cardoso, idealizador e coordenador do evento.

Criado em 2005, o cortejo surgiu com o objetivo principal de reforçar os laços comunitários e valorizar os sentimentos de união, solidariedade e fraternidade – elementos característicos dos festejos juninos do interior. O evento é uma realização da Cia de Teatro Cecéu do PHCA, através da Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (DIMUS/IPAC) e conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Cabaceiras do Paraguaçu.

Serviço

O Quê: “Cortejo Junino Cecéu”

Onde: Cabaceiras do Paraguaçu/BA

Quando: 22 de junho, a partir das 15h

Realização: PHCA/DIMUS/IPAC/SECULT-BA