Cortejo Afro apresenta o “Carnaval Negro Baiano” no Solar Ferrão

Sem categoria
14 de dezembro de 2012
por Genilson Coutinho

A partir desta sexta feira 14 , às 19h, o Solar Ferrão abriga a exposição Carnaval Negro Baiano, uma criação do bloco Cortejo Afro. O público poderá conferir, a partir da indumentária, a produção dos blocos e afoxés de Salvador desde a década de 70 aos dias atuais. Serão apresentadas fantasias de vários blocos que compõem o segmento afro do Carnaval baiano, dentre eles Obá Laiyê, Puxada Axé, Zambiapombo, Unzó de Obá Xireê, Obadudu Agoyê e Afoxé Pai Burukô, representantes de diferentes nações africanas que contribuíram para afirmação da identidade negra no Carnaval.

Também estarão presentes na exposição os tradicionais e conhecidos blocos afros Ilê Aiyê, Olodum, Malê Debalê, Muzenza, Cortejo Afro e o afoxé Filhos de Gandhy. A exposição, que fica em cartaz até o dia 24 de fevereiro de 2013, é uma realização do Cortejo Afro e do Centro de Culturas Populares e Identitárias, unidade da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, e conta com o apoio da Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia.

Serviço:

O que: exposição Carnaval Negro Baiano

Onde: Solar Ferrão, Rua Gregório de Mattos, 45 – Pelourinho. Telefone:  (71) 3116-6743

Quando: Abertura dia 14 de dezembro, às 19h.  Visitação até 24 de fevereiro, de terça a sexta das 12h às 18h. Sábados, domingos e feriados, das 12h às 17h.

Gratuito

Realização: Cortejo Afro e Centro de Culturas Populares e Identitárias

Apoio: DIMUS/IPAC