Corra pro Abraço abre inscrições para debate sobre Masculinidades possíveis

Genilson Coutinho,
24/08/2021 | 10h08
João Hugo coordenador do Centro de Cultura e Acolhimento LGBTQIA+ Casa Aurora.

Discutindo “Masculinidades possíveis: um olhar interseccional”, o Programa Corra pro Abraço, da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia, abre inscrições para o quarto módulo da Capacitação em Redução de Danos com foco na atenção às populações urbanas vulneráveis. A formação será realizada no dia 27/08, das 14h às 17h. Para participar, as inscrições podem ser feitas no link (clique aqui).
Este módulo debate as masculinidades possíveis no contexto das vulnerabilidades sociais, referente à saúde, afetividades e direitos, com foco em vivências racializadas e pensando em possibilidades dentro da transgeneridade e cisgeneridade e outras expressões de gênero. A facilitação será feita pelo psicólogo Diogo Sousa, Doutorando em Saúde Pública pelo Instituto de Saúde Coletiva (ISC/UFBA) e Especialista em Gênero e Sexualidades (CLAM/IMS/UERJ), o historiador Daniel dos Santos, Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo da UFBA (PPGNEIM/UFBA), assim como o fotógrafo social João Hugo, Graduando em Comunicação – Produção em comunicação e Cultura pela UFBA, foi um dos idealizadores e coordenadores do Centro de Cultura e Acolhimento LGBTQIA+ Casa Aurora.
A formação será mediada por Igor Cardoso, advogado e educador jurídico no Corra pro Abraço, e Manoel Rocha, especialista em Saúde da Família e psicólogo no programa, ao lado de Alex Igbo, graduado em Desenho e Plástica pela UFBA e educador de linguagem no Corra pro Abraço, núcleo Juventude. A discussão estimula a atenção nos processos de violências que acompanham os marcadores sociais de raça, gênero e classe, com ênfase nas masculinidades, sobretudo para população em situação de rua e juventudes em bairros afetados pela criminalização das drogas. Haverá também intervenção artística com Rilton poeta P de preto, ator e arte-educador, integrante do Coletivo Juventude Ativista de Cajazeiras.
Por meio de uma abordagem transdisciplinar, o módulo tem carga horária de 8h e certificação individual. Ao longo de mais 11 módulos previstos, a Capacitação em Redução de Danos com foco na atenção às populações urbanas vulneráveis terá uma carga horária total de 120 horas. A inscrição em um módulo não garante a inserção dos participantes no seguinte. A cada nova edição, um formulário de participação será divulgado pelas redes sociais do Programa Corra pro Abraço.
As atividades acontecem em modalidade online, na plataforma Microsoft Teams, com momentos síncronos (aulas em formato de bate-papo) e momentos assíncronos (estudos de caso, leitura e elaboração de conteúdos complementares). As primeiras edições do ciclo de Capacitação em Redução de Danos com foco na atenção às populações urbanas vulneráveis aconteceram entre os anos de 2017 e 2019, e contaram com a participação de importantes agentes das Redes de Cuidado e Atenção às populações vulneráveis de Salvador.
Pela característica online/remota desta edição, as vagas estão abertas para pessoas de todo o Brasil, com inscrições gratuitas e abertas até o preenchimento das turmas. A capacidade por turma é de 150 pessoas. A capacitação é uma realização do Programa Corra pro Abraço, da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social do Estado da Bahia, em parceria com a Universidade Federal da Bahia e a Aliança de Redução de Danos Fátima Cavalcante.
SERVIÇO:O quê? Capacitação em Redução de Danos com foco na atenção às populações urbanas vulneráveis I Módulo: Masculinidades possíveis: um olhar interseccional.Quando? 27/08/21 – 14h às 17hOnde? Microsoft TEAMSInformações: capacitacorra@gmail.com | 71 3493-3004