Copa do Mundo é tema da Expo de Moda 2014, que começa na próxima terça-feira (27)

In Moda
13 de maio de 2014
por Genilson Coutinho

expo-moda-2012

Em ano de Copa do Mundo, a Expo de Moda desembarca em Salvador e traz muitas novidades para quem quer torcer pelo Brasil em sintonia com as últimas tendências para o Outono/Inverno 2014. Com o tema “A Moda da Torcida”, a feira, que está em sua 23ª edição, traz, além dos mais de 150 estandes de confecções, calçados e acessórios, uma programação especial de desfiles diários, concurso de top model, exposições e bazar. A Expo de Moda vai acontecer entre os dias 27 de maio e 01 de junho, no Pavilhão de Feiras da Bahia – Centro de Convenções. Os ingressos custam R$ 8,00 com horário de funcionamento de terça a sábado, das 15h às 22h, e no domingo, das 14h às 21h.

A Copa do Mundo de 2014, realizada a cada quatro anos pela Federação Internacional de Futebol (FIFA), entrará em campo nos gramados brasileiros. Salvador, que será uma das sedes oficiais do evento esportivo, já começa a esquentar a torcida pelo hexacampeonato brasileiro. Pensando nisso, 16 estilistas criarão looks inspirados na competição, que serão apresentados no desfile de abertura “A Moda da Torcida” da Expo de Moda, no dia 27 de maio, às 19h. Eles serão os responsáveis por criar camisetas para vestir a torcida e produzir looks inéditos para apresentar na passarela, que prometem balançar as redes do mundo fashion. Entre os criadores estarão Fagner Bispo, Nea Santana, Cleuza Francisca, Angela Amado, Levite Bahia, Jonas Pereira, Bela Amado , Luciene Leal, Adenilse Romana, Luciana Jende, Luis Claudio Vasconcelos, Brenda Wicks, Livia Chaves, Jeferson Bispo, Rômulo Salomão e Guida Maria. Após o desfile, as camisetas ficarão em exposição ao lado da passarela durante todo o período da feira e poderão ser adquiridas.

Dando continuidade à programação dos desfiles, a Expo traz, de forma inédita em suas feiras, dois dias de desfiles exclusivos da grife Carmen Steffens. O primeiro será na quarta, dia 28, voltado para a moda feminina da Carmen Steffens e o segundo, na quinta, dia 29, com a moda masculina de Raphael Steffens. Serão apresentados sapatos, bolsas e acessórios com design sofisticado, desenvolvidos de acordo com as últimas tendências de moda nacional e internacional, feitos com couro diferenciado de alta qualidade e confortáveis.

Já na sexta, dia 30, será a vez de oito estilistas levarem para a passarela as suasMinicoleções, com produções próprias de Luciene Leal, Levite Bahia, Rômulo Salomão, Bela Amado, Angela Amado, Cleuza Francisca, Brenda Wicks, Livia Chaves (Moda Plus Size). Cada um irá apresentar cinco criações. No sábado, dia 31, o tradicional Desfile das Fashionistas contará com a participação de jornalistas e blogueiras que entendem tudo de moda. Elas vão colocar na passarela toda suaexpertise ao elaborarem produções com peças garimpadas na feira, que serão desfiladas por modelos. Ao final do desfile, todas as fashionistas subirão na passarela ao lado de suas criações. São elas: Andréa Conceição (it Guel), Andréa Dórea (Meninas no Salto), Aninha Varjão (Saia Plissada), Camila Freiper (Amiga Phyna), Gabriela Cruz (Bazar – Jornal Correio), Isabela Nascimento (Vitrine Virtual), Jéssica Fábris (Baianas na Moda), Laylah Almeida (Blog Lalaylah), Mamah Vivas (Mamah Vivas), Nathália Luna (Tendencia List), Siméia Santos (Menina de Ouro), Taiane Nunes (Missy Luxury) e Tuka Sampaio (Capricha no Blush).

Os desfiles acontecerão no passarela montada na Praça Central, sempre às 19h. A cenografia do espaço ficará por conta do designer Fagner Bispo, que utilizará sua estética que é bem peculiar, trazendo elementos do futebol com referências à Copa do Mundo.

Concurso de Top Model

No domingo, 01º de junho, para encerrar com chave de ouro a programação, a Expo de Moda será palco da grande final do concurso de Top Model “Up to Date”, às 17h, na passarela de desfiles. Para se inscreverem, os candidatos precisam enviar duas fotos (de rosto e de corpo inteiro) e preencher a ficha de inscrição até o dia 24 de maio através da página do Facebook UP TO DATE Models & Eventos ou pelo e-mailagenciauptodate3@gmail.com. A pré-seleção, através das fotos, será divulgada no Facebook e a seleção dos modelos acontecerá no dia 27 de maio, às 15h, na Expo de Moda. Podem participar rapazes a partir de 15 anos com altura mínima de 1,70m. Já as meninas poderão ter idade a partir dos 13 anos e altura mínima de 1,68m.

O grande vencedor do concurso receberá como premiação um contrato com a Agência Up to Date Models, um book fotográfico, participação em cursos de modelo na Park Model, além de participação em desfiles da Made in Bahia 2014, que acontecerá em novembro. O concurso tem coordenação da estilista Ludmila Olicar, que iniciou os trabalhos com a agência Up to Date em Terezinha, em 1990. De lá até 2010, representou duas grandes agências internacionais, a Elite e a FORD Model, expandindo seu trabalho em Fortaleza, São Paulo, São Luís e Rio de Janeiro, bem como internacionalmente, através de seu casting. Realizou etapas locais e regionais dos badalados concursos Elite Model Look e o FORD Super Model. Entre os destaques estão a modelo Natália Araújo, que foi a vencedora do Elite Model Look e representou o Brasil no Elite Internacional na China, e a modelo Milena Cardoso, indicada este ano, pela segunda vez, ao prêmio de melhor modelo pela Revista CARAS Portugal. A Up to Date inicia uma nova etapa na Bahia com a proposta de não só agenciar e preparar um casting profissional, mas de dar continuidade a seu trabalho de organização de eventos e consultoria.

Homenagem a Di Paula

O estilista baiano Di Paula, que por tantos anos participou dos desfiles das feiras Expo de Moda e Made in Bahia, marcando época na moda e na cultura baiana, será homenageado pela idealizadora da feira, Vera Pontes. Falecido no mês de fevereiro deste ano, um vídeo com imagens do estilista será apresentado em um telão antes do desfile de abertura, no dia 27. Haverá ainda uma exposição, na Praça Central, com as suas mais belas criações em vestidos de noivas e festas. Foi disponibilizado também para a familia um espaço de 24m² para um Bazar de Roupas de Noivas e Festas, onde serão comercializadas criações do acervo do estilista.

Di Paula começou a atuar na moda baiana no final da década de 1970 e se destacou com figurinos de concursos de miss e fantasias de luxo para os bailes carnavalescos. Durante muitos anos, assinou coluna em jornal impresso e comandou programa de televisão.

Espaço dos Criadores

Para quem quiser adquirir peças e criações de alguns estilistas que participam da feira, poderão encontrá-las no Espaço dos Criadores. O público irá encontrar as blusas sublimadas de Ângela Amado, mais a moda artesanal de Levite Bahia. Também poderão ser adquiridas as criações exclusivas de pintura em tecido da artista Cleusa Francisca. Nea Santana investe nos acessórios e Bela Amado aproveita o espaço para divulgar sua marca, a “Justine et Cloud”. Além de peças exclusivas de Luciene Leal, Luciana Jende, Brenda Wicks e Raquel Molinari  Assim, quem gostar das novidades é só visitar os estandes e levá-las para casa.

Exposição de Minivitrines – SENAC

Estudantes do curso de Vitrinismo do SENAC – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial farão uma exposição de Minivitrines, que ficará aberta para visitação do público durante o período da feira. A mostra tem como objetivo divulgar a melhor forma de aproveitar o espaço físico de uma vitrine, buscando o aumento do volume de vendas. Afinal, com a grande demanda do mercado e a concorrência acirrada, ter uma vitrine funcional é a grande sacada do negócio para atrair novos consumidores. O espaço será coordenado pela professora do curso, Tatiana Dourado.

Sobre a Expo de Moda 2014

Promovida desde a sua primeira edição pela produtora Vera Pontes, além do que pode ser visto nas passarelas, a Expo de Moda é vitrine para inúmeras oportunidades de compra dos mais variados itens de vestuário, calçados e acessórios trazidos por expositores de Goiás, Pernambuco, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Sergipe, Ceará, Pará, Minas Gerais e Bahia. Assim, a feira reúne, em uma área de 10 mil metros quadrados, produtos com qualidade e estilo para todos os gostos, sem estourar o orçamento.

Confira a seguir o resumo da programação da feira. A Expo de Moda 2014 proporciona uma excelente oportunidade para dar aquela repaginada no guarda-roupa, investir no visual e fazer boas compras.

visual e fazer boas compras.

              RESUMO DA PROGRAMAÇÃO

 

27/05, às 19h – Desfile: “A Moda da Torcida”
28/05, às 19h – Desfile: “Carmen Esteffens”
29/05, às 19h – Desfile: “Raphael Esteffens”
30/06, às 19h – Desfile: “Minicoleções”
31/05, às 19h – Desfile: “Desfile das Fashionistas” – jornalistas e blogueiras de moda
01/06, às 18h – Final do Concurso de top model “Top up to Date”

 

 

Serviço

 

Expo de Moda 2014

Quando: De 27 de maio a 01 de junho (de terça a domingo)

Onde: Pavilhão de Feiras da Bahia – Centro de Convenções/ Salvador-Bahia

Horário: 3ª a sábado, das 15h às 22h, e domingo, das 14h às 21h

Ingressos: R$ 8,00 preço único (entrada gratuita para crianças até 04 anos e idosos a partir de 60 anos)