Copa das Confederações é tema da Expo de Moda 2013

Sem categoria
21 de maio de 2013
por Genilson Coutinho

O evento, que acontecerá entre os dias 04 e 09 de junho, tem como tema “Moda, Nação e Gollll!!!” e traz o melhor das tendências da temporada outono/inverno


Pelo 22º ano consecutivo, a Expo de Moda chega a Salvador com muitas novidades para quem quer ficar por dentro das tendências do Outono/Inverno 2013. Com 180 estandes de confecções, calçados e acessórios com os lançamentos para a estação, a feira trará uma programação especial de desfiles durante os seis dias de evento. A Expo, que irá explorar o tema “Moda, Nação e Gollll!!!”, acontecerá entre os dias 04 e 09 de junho, no Pavilhão de Feiras da Bahia – Centro de Convenções. Os ingressos custam R$6,00 com horário de funcionamento de terça a sábado, das 15h às 22h, e no domingo, das 14h às 21h.
A Copa das Confederações de 2013 será a nona edição da competição, realizada a cada quatro anos pela Federação Internacional de Futebol (FIFA). Espanha, Japão, Brasil, Uruguai, Taiti, México, Nigéria e Itália entram em campo na disputa pelo título. A cidade de Salvador é uma das sedes do evento esportivo, que acontece durante o mês de junho e servirá para esquentar a torcida brasileira até a Copa do Mundo de 2014.
E por falar em torcida, a Expo de Moda se inspira nessa energia trazendo looks que prometem balançar as redes do mundo fashion. Os desfiles são um show à parte trazendo os hits da temporada. Em um espaço montado na Praça Central, eles irão acontecer diariamente, sempre às 19h, exceto no domingo, que inicia às 18h. O desfile de abertura acontecerá na terça-feira, dia 04 de junho, e promete dar uma volta ao mundo nas tendências ao trazer para a passarela peças inspiradas nos países classificados para a Copa das Confederações. A cenografia do espaço ficará por conta do designer Fagner Bispo, que utilizará sua estética que é bem peculiar, trazendo elementos do futebol com referências às nações que compõem a Copa das Confederações.
Dezesseis estilistas assinam o mix de criações inspirados no tema “Moda, Nação e Gollll!!!”. Cada estilista escolheu um país que participará da Copa das Confederações para compor suas produções. São eles: Adenilse Romana (Japão), Aline Costa (México), Angela Amado (México), Bela Amado e Giovana Vilas Boas (Espanha), Cleuza Francisca (todos os países – fechará o desfile), Di Paula (Taiti), Fagner Bispo (Uruguai) Jhonas Pereira (México e Nigéria), João Damapejú (Taiti), Levite Bahia (Nigéria), Livia Queiroz (Espanha), Luciene Leal (Brasil), Mário Farias (Brasil), Nea Santana (Itália) e Rômulo Salomão (Espanha). Os looks apresentados no desfile de abertura ficarão disponíveis em exposição ao lado da passarela durante todo o período da feira.

No dia 05 de junho será a vez da designer de estamparia têxtil Cleuza Francisca, junto com o styling de Claudio Rabello, levarem “Moda & Arte” à Expo com túnicas, kaftas, saiões, xales, lenços e echarpes. A passarela irá se transformar em uma grande galeria, já que a artista é reconhecida por transformar uma roupa em obra de arte, a partir de estamparias únicas e exclusivas. Todas as pinturas para as peças do desfile homenagearão os países participantes da Copa das Confederações.
As Minicoleções de Ângela Amado, Aline Costa, Bela Amado e Giovana Vilas Boas, João Damapejú, Levite Bahia, Livia Queiroz e Silla Maria Filgueira subirão ao palco em versões inéditas, preparadas pelos estilistas especialmente para a quinta-feira, dia 06 de junho. Cada um irá apresentar seis combinações com o melhor de suas coleções, tanto em interpretações casuais, quanto em versões mais glamurosas.
O tradicional Desfile das Fashionistas, que acontecerá na sexta-feira, dia 07 de junho, contará com jornalistas, blogueiras e formadores de opinião que entendem tudo de moda que vão colocar na passarela toda sua expertise, ao sugerir looks que irão ganhar as ruas nas próximas estações. Cada vez mais antenados com o jeito como as pessoas se relacionam com a moda, eles irão criar e elaborar produções com peças garimpadas na feira, que serão desfiladas por modelos da Mega Models. Ao final do desfile, todos os fashionistas subirão na passarela ao lado de suas criações.
No sábado, 08 de junho, o estilista Di Paula trará sua coleção “Amarrações”, que encontrou no tema “Di Áfricas” a beleza e presença de cores como amarelo, laranja e vermelho, junto à praticidade e versatilidade das amarrações. A ideia é dar um upgrade no básico com sobrepeças, joias e tecidos inspirados na origem africana. O styling fica por conta de Cláudio Rebello.
No domingo, 09 de junho, último dia da Expo, Tatiane Itaparica e Marinalva Nascimento, ex-alunas do curso de moda da Unijorge, irão desfilar sua grife infantil “Vontade Própria”, sob a orientação da coordenadora do curso de graduação, Carina Silveira. A coleção da marca é inspirada na música baiana ‘We are the world of Carnaval’ e traz looks com alegria e cores da época, produzidos com tecidos fluidos e 100% algodão. Tudo bem confortável para os pequenos. Vestidos estampados, blazer’s e cropped’s completam o visual das peças.
Espaço Criativo
Para quem quiser adquirir peças e criações de alguns estilistas que participam da feira, poderão encontrá-las no Espaço Criativo. O público irá encontrar as blusas sublimadas de Ãngela Amado, mais a moda artesanal de Aline Costa e Levite Bahia. Também poderão ser adquiridas as criações exclusivas de pintura em tecido da artista Cleusa Francisca, as roupas de bordados a mão e aplicações criadas por M. Rusey. Nea Santana investe nos acessórios. Bela Amado e Giovana Vilas Boas aproveitam o espaço para lançar sua marca, a “Justine et Cloud”. Assim, quem gostar das novidades que fizeram sucesso na passarela é só visitar os estandes e levá-las para casa.
Praça das Artes
Além de moda, a Expo promove também manifestações representativas da cultura de cada continente. A Nova Arena Fonte Nova, em Salvador, será palco de um dos maiores clássicos do futebol mundial: Brasil x Itália. Por isso, a Praça das Artes da Expo de Moda 2013 segue o tema central da feira e presta uma homenagem aos países que participam da Copa das Confederações. A amostra vale um ‘olé’, ao expor as peças cedidas pelos colecionadores Ruy Botelho, Ronei Dias e Arilde Junior.
Doe vida, doe órgãos: AXT-BA marca presença na Expo
Nesta edição, a Expo de Moda 2013 apoia a ATX-BA (Associação de Pacientes Transplantados da Bahia) com a doação de um estande para divulgação do trabalho social realizado pela entidade.
A ATX-BA atende 500 associados transplantados de rim, coração, pâncreas, fígado, medula óssea, córnea (crianças, adolescentes, adultos e idosos) e suas famílias. Também defende os interesses de pacientes transplantados do estado. O objetivo da associação é dar assistência e orientar os transplantados e seus familiares na reintegração na vida, bem como promover obras e atividades sociais e de serviços visando a proporcionar melhor qualidade de vida às pessoas que passaram por um transplante.
Sobre a Expo de Moda 2013
Promovida desde a sua primeira edição pela produtora Vera Pontes, além do que pode ser visto nas passarelas, a Expo de Moda é vitrine para inúmeras oportunidades de compra dos mais variados itens de vestuário, calçados e acessórios trazidos por expositores de Goiás, Pernambuco, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Sergipe, Ceará, Pará, Minas Gerais e Bahia. Assim, a feira reúne em uma área de 10 mil metros quadrados, produtos com qualidade e estilo para todos os gostos, sem estourar o orçamento.
Confira a seguir o resumo da programação da feira. A Expo de Moda 2013 proporciona uma excelente oportunidade para dar aquela repaginada no guarda-roupa, investir no visual e fazer boas compras.

RESUMO DA PROGRAMAÇÃO

04/06, às 19h
– Desfile: “Moda, Nação e Gollll!!!”
05/06, às 19h
– Desfile: “Moda e Arte”
06/05, às 19h
– Desfile: Minicoleções com Ângela Amado, Aline Costa, Bela Amado e Giovana Vilas Boas, João Damapejú, Levite Bahia, Lívia Queiroz, Silla Maria Filgueira
07/06, às 19h
– Desfile: “Desfile das Fashionistas” – jornalistas, blogueiros e colunistas de moda
08/06, às 19h
– Desfile: “Amarrações by Di Paula”
09/06, às 18h
– Desfile: Unijorge – Desfile de trabalhos dos alunos do curso de moda
Serviço

Expo de Moda 2013
Quando: De 04 a 09 de junho (de terça a domingo)
Onde: Pavilhão de Feiras da Bahia – Centro de Convenções/ Salvador-Bahia
Horário: 3ª a sábado, das 15h às 22h, e domingo, das 14h às 21h
Ingressos: R$ 6,00 preço único (entrada gratuita para crianças até 04 anos e idosos a partir de 60 anos)