Consultor de moda traz dicas de como cuidar da pele; confira

Notícias
6 de agosto de 2013
por Gui Penachioni

Cuidados com a pele tem se tornado um assunto cada vez mais falado pelos especialistas e pela mídia. Muitas pessoas imaginam que manter uma rotina diária deve ser algo chato e até mesmo trabalhoso. Mas na verdade dedicar alguns minutos do seu dia e mudar alguns hábitos pode fazer toda a diferença.

Antes de começarmos ao falar desses cuidados, eu acho importante falarmos sobre a pele, muitas pessoas esquecem ou não tem idéia da composição dela. A pele é composta por três camadas: a epiderme, a derme e a hipoderme. A mais profunda de todas é a hipoderme, ela possui uma camada de gordura e nela estão grandes vasos sanguíneos e nervos, podemos até dizer que ela não precisamente faz parte da pele em si, mas funciona como um tecido de ligação entre a pele e as outras camadas do nosso corpo como a gordura e os músculos. A derme é a camada intermediaria e nela ficam substancias como o calagénio e a elastina, portanto ela é a responsável pela tensão característica e pelas famosas rugas. Para proteger nosso organismo de perigos exteriores as glândulas sebáceas produzem sebo formando camada externa da epiderme que funciona como uma barreira de forma muito eficaz, porém esse excesso de sebo leva a pele a ficar muito oleosa e pode causar acne, A epiderme é o palco principal quando nos referimos aos cuidados fundamentais da pele.

É muito importante ressaltar que nunca devemos escutar dicas de cremes e produtos para tratamentos específicos, pois muitas vezes o que funciona para uma pessoa e um tipo de pele pode não funcionar para outra e até mesmo ser prejudicial, então ninguém é melhor do que seu dermatologista para indicar algo. Eu vou falar um pouco dos cuidados básicos que eu tenho com a minha pele e que para mim funcionam muito bem. Manter uma assiduidade com o dermatologista e com a limpeza de pele profissional é bem legal, eu procuro ir de 3 em 3 meses que  para mim é suficiente.

A minha rotina diária consiste basicamente na limpeza da pele e é a mesma tanto para o frio quanto para o calor. Eu faço tanto ao acordar como antes de dormir. Lavar o rosto com um sabonete dermatológico, o meu é esse da imagem o “Effaclar” daLa RochePosay, marca que eu sou super devoto, mas também existem outras marcas muito boas e eficientes. Logo após lavar e secar, eu borrifo Água termal da mesma marca por todo o rosto quase até o pescoço e inclusive com alguns pelos encravados da barba ela me ajuda demais, no meio do dia eu costumo dar uma borrifada extra porque ela hidrata e equilibra o PHD da pele, além de que no calor ela da uma super refrescada. Pra terminar eu passo o protetor facial fator 30 da Vichy e um protetor labial da Nivea que também esta na foto do começo da matéria, principalmente na Bahia com esse sol de matar não da pra ficar sem!! Parece bastante coisa, mas em 10 minutinhos da pra fazer tudo e realmente fazem “A” diferença.

Por: Gui Penachioni