Conselho Estadual LGBTQI+ toma posse no Rio Grande do Sul

Comportamento, Social
3 de setembro de 2019
por Genilson Coutinho

Leo Beone – Coord de Diversidade Sexual – Foto: Rafael Godoy

Na manhã da ultima  segunda-feira, 02, a Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos em parceria com o Conselho Estadual de Promoção dos Direitos de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais promoveu a cerimônia de posse e eleição dos novos membros do conselho.

Composto por 12 representantes de órgãos públicos e 12 representantes da sociedade civil, o conselho estadual de promoção dos direitos de gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais do RS, criado através do decreto nº 51.504, de 20 de maio de 2014, possui como objetivo atuar na construção de políticas públicas que elaborem melhorias na qualidade e expectativa de vida da população LGBTQI+ do RS.

Para o coordenador de diversidade sexual da SJCDH Leo Beone “as políticas públicas ajudam a criar meios para combater a discriminação, reduzir as desigualdades e ampliar o processo de participação social. Por isso nosso trabalho é tão importante para todos nós. Nossa única bandeira é a causa LGBTQI+ e é para ela que trabalhamos”, ressalta Leo.

A atual presidente do Conselho e presidente da ONG Igualdade – Associação de Travestis e Transexuais do Rio Grande do Sul Marcelly Malta destacou a importância do Conselho e suas ações voltadas à população LGBTQI+.

A Presidente eleita foi Cleonice Felix de Araújo, coordenadora da ONG Construindo Igualdade de Caxias do Sul. A vice-presidente eleita foi Carol Bastos, articuladora da Liga Brasileira de Lésbicas no Rio Grande do Sul (LBL-RS). O posto de secretário ficou com Caio Klein.