Congresso Nacional recebe X Seminário LGBT no mês de maio

Sem categoria
26 de abril de 2013
por Genilson Coutinho


O Seminário de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT), mais uma vez leva, pioneiramente, ao Congresso Nacional temas contemporâneos que afligem a comunidade não apenas LGBT, mas de grupos historicamente estigmatizados.
Em sua 10ª edição, o evento este ano abre espaço para uma discussão sobre religião e diversidades e reunirá representantes dos três entes federados, representantes das diferentes religiões em vigor no Brasil, lideranças dos movimentos LGBTs e outros grupos difamados, além de acadêmicos que se dediquem ao estudo das religiões e/ou das transformações da democracia para discutir o tema “A liberdade de crença em relação às outras liberdades individuais”. O lema do evento é “Liberdades, abram as asas sobre nós”.
Segundo o deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), autor do requerimento, abrir esse debate para a sociedade como um todo, mas principalmente aos agentes do setor da religião, é imprescindível nesse momento em que o fundamentalismo vem tolhendo os espaços de discussão dos direitos de minorias. “O seminário será um espaço para debater, dialogar, e aprender com líderes religiosos e especialistas como um direito constitucional – de liberdade de crença – se relaciona com outras garantias constitucionais, partindo da compreensão da própria forma como essas instituições religiosas encaram questões concernentes à orientação sexual e/ou identidade de gênero dos indivíduos”, diz Wyllys. “Por sermos uma sociedade formada por diferentes modos de vida, por diferentes religiões, por agnósticos e ateístas, o estado deve assegurar a cada cidadão a liberdade de crença, de não crença, e o direito de livre expressão da sua orientação sexual e/ou da sua identidade de gênero”.
Com dois eixos temáticos, a programação do seminário terá as seguintes mesas: “ESTADO LAICO NA PRÁTICA E NA TEORIA (Como fica o processo de representação política diante das contradições existentes na Constituição e nas práticas de instituições?)”; e “RELIGIÃO E DIVERSIDADES” (Como trabalhar as diferenças culturais para a garantia de um Estado Laico?)”.
O Seminário LGBT do Congresso Nacional este ano é organizado pelas Comissões de Cultura e de Educação, em parceria com a Frente Mista pela Cidadania LGBT e Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos Humanos e será transmitido ao vivo pelo site da Câmara dos Deputados.
Serviço:
Décimo Seminário LGBT do Congresso Nacional – “A liberdade de crença em relação às outras liberdades individuais”. Dia 15 de maio de 2013, das 14 às 18h30, no auditório Nereu Ramos, da Câmara dos Deputados. Informações: (61) 3215-5646.