Confirmada 2ª edição do Festival Musiques Métisses

Genilson Coutinho,
28/07/2011 | 09h07

No mês de novembro vai acontecer, em Salvador, mais uma edição do Festival Musiques Métisses. Esse ano, o evento vai incluir na programação uma semana de filmes (documentário e ficção) ligados à música negra e diáspora e vai fazer parte das comemorações do mês da consciência negra na Bahia. Entre as atrações musicais, o cantor e instrumentista camaronês Blick Bassy – que cantou com Lenine (Marco Zero – Recife), Margareth Menezes, Jau (Barra – Salvador) e Saulo Fernandes (Campo Grande – Salvador) no carnaval 2011– é uma das atrações confirmadas.

O Festival Musiques Métisses foi criado em Angoulême (França), em 1976 e – na versão brasileira – visa reunir artistas da música contemporânea francófona com cantores e instrumentistas da Bahia, reforçando o diálogo musical a partir de uma matriz negra. A primeira edição no Brasil foi em 2009, se chamou Festival Músicas Mestiças, e contou com as participações de Carlinhos Brown, Margareth Menezes, Mariela Santiago, Orkestra Rumpilezz, Mounira Mitchala e Didier Awadi.

*BLICK BASSY – Cantor e guitarrista do Camarões (África). Já lançou dois CDs; o primeiro, intitulado “Léman”, faz uma ponte entre os estilos musicais da África Central e do povo mandingo da África Ocidental. No segundo álbum, “The Hongo Calling”, o intercâmbio foi com o Brasil. As músicas relatam uma viagem do músico pela “rota dos escravos”, que passa por Benin, Senegal e Cabo Verde. Parte do disco foi gravada no Rio de Janeiro, com participações de Arthur Maia, Lenine e Marcos Suzano.