Confirmada 2ª edição do Festival Musiques Métisses

Sem categoria
28 de julho de 2011
por Genilson Coutinho

No mês de novembro vai acontecer, em Salvador, mais uma edição do Festival Musiques Métisses. Esse ano, o evento vai incluir na programação uma semana de filmes (documentário e ficção) ligados à música negra e diáspora e vai fazer parte das comemorações do mês da consciência negra na Bahia. Entre as atrações musicais, o cantor e instrumentista camaronês Blick Bassy – que cantou com Lenine (Marco Zero – Recife), Margareth Menezes, Jau (Barra – Salvador) e Saulo Fernandes (Campo Grande – Salvador) no carnaval 2011– é uma das atrações confirmadas.

O Festival Musiques Métisses foi criado em Angoulême (França), em 1976 e – na versão brasileira – visa reunir artistas da música contemporânea francófona com cantores e instrumentistas da Bahia, reforçando o diálogo musical a partir de uma matriz negra. A primeira edição no Brasil foi em 2009, se chamou Festival Músicas Mestiças, e contou com as participações de Carlinhos Brown, Margareth Menezes, Mariela Santiago, Orkestra Rumpilezz, Mounira Mitchala e Didier Awadi.

*BLICK BASSY – Cantor e guitarrista do Camarões (África). Já lançou dois CDs; o primeiro, intitulado “Léman”, faz uma ponte entre os estilos musicais da África Central e do povo mandingo da África Ocidental. No segundo álbum, “The Hongo Calling”, o intercâmbio foi com o Brasil. As músicas relatam uma viagem do músico pela “rota dos escravos”, que passa por Benin, Senegal e Cabo Verde. Parte do disco foi gravada no Rio de Janeiro, com participações de Arthur Maia, Lenine e Marcos Suzano.