Confira dez dicas para evitar ganho de peso nas festas de fim de ano e verão

Comportamento, Social
23 de dezembro de 2014
por Genilson Coutinho

festa

Passar pela intensa agenda de confraternizações, encarar as ceias de Natal e Reveillon e, como brinde, deparar-se com um ano novinho aberto com um verão cheio de convites para festas, praias e bebericos, pode fazer desse período do ano um grande vilão para o ganho de peso.

Balança de um lado, mesa farta de outro, a sugestão é manter o equilíbrio entre comer e se divertir e voltar pra casa com a sensação de que manteve um bom comportamento alimentar. E um bom comportamento alimentar, claro, é aquele que te favorece no dia seguinte, quando ninguém que estava na noite anterior pode melhorar a relação com a sua consciência.

Como todo ano, a equipe de Nutrição do Método Ravenna preparou algumas dicas e receitas para apoiar seus pacientes nesse período em que o apelo social em torno das comemorações pode ser uma ameaça para a celebração pessoal. A primeira dica é vigilância a todo momento. Na prática, isso significa fazer boas escolhas à mesa.

DICAS:

1) Toda ceia oferece opções, então prefira frutas, laticínios magros, carnes brancas e saladas;

2) Caso esteja priorizando o emagrecimento, evite bebida alcoólica, pois o álcool desvia a rota de queima de gordura. Prefira bebidas lights como: Mentiroska (50 g de frutas + bebida gaseificada com sabor neutro) e Mojito s/ álcool (ver receita).

3) Alimente-se antes de sair de casa;

4) Priorize a refeição principal aos petiscos. As entradas levam à distração na medida. Ao servir-se da refeição principal, ocupe apenas o centro do prato e evite repetir;
5) Desvie o foco da comida. Dance, converse e aproveite o clima de confraternização;

6) Tente ficar longe da mesa de refeições e buffets;
7) Não acumule sobras de alimentos no domicílio (congele ou distribua); nem leve sobras para sua casa.

8) Hidrate-se adequadamente com 3 a 4 litros de líquidos por dia;

9) Mantenha sua rotina de atividade física para controle regular do peso corporal;

10)  Num dia de praia, priorize lanches como queijo coalho ou picolé de fruta sabor limão

Receitas que podem colaborar para o período festivo:

PERU AO MOLHO DE LARANJA

120 g de peru

1 colher de chá de azeite de oliva extra virgem

Cebola a gosto

40 ml de suco de laranja

Modo de preparo: Tempere o peru com condimentos a gosto, leve ao forno, asse e fatie em seguida. Em uma panela, aqueça o azeite, a cebola e a laranja. Leve ao fogo para adquirir sabor. Depois de pronto, sirva sobre o peru. Rende 1 medida como proteína do prato principal.

ARROZ DE COUVE-FLOR

60g de couve-flor cozida

½ dente de alho

1 fio de azeite de oliva

1 colher de sobremesa de salsa

Modo de preparo: Cozinhe a couve-flor a vapor. Pique o couve-flor. Amasse o alho e reserve. Em uma panela adicione o azeite de oliva e o alho e deixe dourar, após acrescente a couve-flor picada e a salsa e misture os ingredientes. Rende 1 medida para acompanhamento.

MELANCIA EM CUBOS COM HORTELÃ

200g de melancia (1 medida)

Hortelã fresca picada

Modo de preparo: Corte a melancia em cubos e adicione à hortelã picada, leve a geladeira e consuma gelado. Rende 1 medida. Consumir na sobremesa ou nos asteriscos de 1 medida de fruta.

MOSAICO NATALINO DE GELATINA

2 caixas de gelatina diet de cores vermelha e verde

1 caixa de creme de leite light

1 envelope de gelatina sem sabor

Modo de preparo:

Faça a gelatina e leve para a geladeira. Quando estiver bem firme, corte em quadrinhos e transfira para um recipiente maior. Bata no liquidificador o creme de leite light e a gelatina sem sabor hidratada. Coloque esse creme por cima na

gelatina colorida e leve para a geladeira por mais 40 minutos. Sirva em taças. Consumir 1 pote (150g) no lanche da tarde.

MOJITO SEM ÁLCOOL

8 folhas de hortelã

Suco de meio limão

Completar com suco de limão

Bastante Gelo

Água com gás ou refrigerante zero sabor limão + 100 ml de água de coco

Macerar os ingredientes como para um mojito padrão. Adicionar a água gaseificada e água de coco. Capriche com hortelã e gelo para refrescar. Servir como refresco para hidratação, até 2 copos (200 ml) nos dias quentes