Confira a programação cultural do programa Pelourinho Dia e Noite para essa semana

Música, No Circuito
9 de outubro de 2015
por Genilson Coutinho

Na segunda semana de outubro, a programação cultural do programa Pelourinho Dia e Noite segue em vento e popa. As ações são coordenadas pela Fundação Gregório de Mattos, órgão vinculado à Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), da Prefeitura de Salvador.

Continua em cartaz a  exposição com obras do artista Iraquitan Sá fotografadas por Saulo Kaiuma, pela Galeria a Céu Aberto, que pode ser visitada todos os dias até 31 outubro, no Terreiro de Jesus. Os visitantes podem conferir obras que retratam diversas fases do local, que completa 30 anos de tombamento como Patrimônio da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

A ação Poesia no Pelô recebe na próxima quinta-feira (8), das 19 às 21h, o Grupo Clicheria. O público que circula nas ruas, bares e restaurantes do Pelourinho vai assistir uma performance multiartística em que o teatro canta, a palavra acontece, pinta, vibra e dança, tudo entrelaçando tudo e a arte dando uma resposta ao tédio. O elenco é composto por Daniel da Cruz, Maria Cajado, Tereza Cristina, Taíssa Cazumba e Tiago Oliveira.

A diversidade musical de Salvador é representada no quadro Música nas Esquinas, que na sexta-feira (9), das 18 às 19h, vai contar com a apresentação solo de violão do maestro, violonista e compositor, Aderbal Duarte. O músico vai unir arranjos e composições nacionais e internacionais consagradas, utilizando uma linguagem original e contemporânea. No sábado (10), das 19 às 20h30, é a vez do grupo Preto Tipo A, que vai levar samba para as ruas do pelourinho, numa apresentação itinerante. Atuante há sete anos no bairro de Pero Vaz, o grupo tem um repertório variado, marcado pelas variedades do samba de roda e samba dolente, passando por músicas de MPB e outras variedades musicais.  No domingo (11), das 18 às 19h,  o maestro Fred Dantas faz uma performance com convidados na Cruz do Pascoal, onde tocam diversas composições de MPB.

O Concerto nas Igrejas  vai contar com a apresentação de dois solistas, a mezzo soprano Vanda Otero e o tenor Carlos Eduardo Santos, que acontece das 11 às 12h, na Igreja da Misericórdia, localizada no Museu da Misericórdia. Acompanhados do pianista paraibano Hammurabi Ferreira, os cantores irão apresentar canções, duetos e árias de ópera dos compositores W. A. Mozart, G. F. Händel, Franz Schubert, Richard Strauss, Heitor Villa-Lobos, entre outros.

Na véspera do Dia das Crianças, nada melhor do que  a garotada aquecer na Programação Infantil, que vai acontecer às 16h, no Cruzeiro de São Francisco. Nesta edição, o grupo Ibeji vai promover apresentações de circo e música, uma feira itinerante com artigos infantis e uma galeria brincante, com performances de artes visuais. Coordenado pelos atores Cássia Valle e Leno Sacramento, o grupo é composto por músicos, atores, dançarinos, Artistas plásticos e arte-educadores.

Casa do Benin – Continua em cartaz a exposição “Capoeira de Rua nas Festas de Largo de Salvador”, que expõe obras de graffiti de cinco artistas, que são Lee 27, Bigod, Zezé Olukemi, Robson Finho e Julio Costa. A proposta da mostra é reunir  a linguagem contemporânea do graffiti com a memória das históricas rodas de Capoeira Angola nas ruas de Salvador. A mostra ficará em cartaz até 17 de outubro, podendo ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9 às 17h.

Continua em ação a oficina de Lendas Africanas, capitaneada pela historiadora Iray Galrão, que busca contar a forma como os antepassados africanos entendiam e explicavam o mundo, mostrando com  sutileza e beleza os valores culturais presentes em nossa história. A ação é voltada para as crianças de escolas das redes públicas e privada, e deve ser agendada por telefone, através do número 3202-7890.

Ainda há vagas para a oficina de Bordados Barafunda, ministrada pela  Ekede Itana todas as  quintas-feiras, até dezembro. Nas aulas, os alunos aprendem a fazer bordados tradicionais feitos à mão, conhecidos como barafundas, bainha aberta ou asa de mosca, que eram desenvolvidos pelas mucamas para ornamentar as roupas das senhoras na época de escravidão e cuja prática está entrando em desuso.

PROGRAMAÇÃO

 

Galeria a Céu Aberto

O que: Exposição com obras de Iraquitan Sá fotografadas por Saulo Kainuma

Onde: Largo Terreiro de Jesus

Visitação até 31/10

Poesia no Pelô

Quando: Quinta-feira, 08/10, das 19 às 21h

O que: Grupo Clicheria

Onde: Ruas, bares e restaurantes do Pelourinho

Música nas Esquinas

Quando: Sexta-feira, 09/10, das 18 às 19h

O que: Aderbal Duarte

Onde: Cruzeiro de São Francisco

Quando: Sábado, 10/10, das 19 às 20h30

O que: Grupo Preto Tipo A

Onde: Ruas do Pelourinho

Quando: Domingo, 11/10, das 18 às 19h

O que: Fred Dantas

Onde: Cruz do Pascoal

Concertos nas Igrejas

Quando: Domingo, 11/10, das 11 às 12h

O que: Concerto de Solistas

Onde: Igreja da Misericórdia – Museu da Misericórdia

Programação Infantil

Quando: Domingo, 11/10, às 16h

O que: Projeto Ibeji

Onde: Cruzeiro de São Francisco

Casa do Benin

Exposição: Capoeira de Rua nas Festas de Largo de Salvador

Artistas – Lee 27, Bigod, Zezé Olukemi, Robson Finho e Julio Costa

Visitação: Segunda a sexta-feira, 9 às 17h. Até 17 de outubro de 2015

 Curso de Bordados Barafunda

Quando: quintas-feiras, até dezembro

Professora: Ekede Itana

Oficina de Lendas Africanas

Atividade voltada para as crianças de escolas das redes públicas e privada

Professora: Iray Galrão.

Quando: A depender das visitações. Agendamento por telefone através do 3202-7890