Conferências estaduais LGBT mobilizam militantes de todos os estados brasileiros

Sem categoria
8 de novembro de 2011
por Genilson Coutinho

A Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) tem participado, em todo o país, das conferências estaduais LGBT (Gays, Lésbicas, Bissexual e Transexual), que ocorrem desde o início deste semestre em vários estados brasileiros. Nas duas últimas semanas, representantes da SDH participaram dos eventos em Belo Horizonte (MG), São Paulo (SP), Goiânia (GO), Fortaleza (CE), Manaus (AM), Rio Branco (Acre), Salvador (BA) e Cuiabá (MT).

Segundo o coordenador-geral de Promoção dos Direitos LGBT da SDH, Gustavo Bernardes, as etapas estaduais estão mobilizando muitas pessoas do interior dos estados. O coordenador diz que também é consenso em todas as conferencias a preocupação com o aumento da violência homofóbica e com a intolerância de setores religiosos.

“O tema dos travestis e transexuais também vem sendo muito explorado nas conferências, com grande participação delas próprias, e preocupação sobre oportunidades de emprego e geração de renda” explica. As conferências são preparatórias para a Conferência Nacional LGBT, que ocorre entre os dias 15 e 18 de dezembro, em Brasília.

O secretário-executivo do Conselho Nacional LGBT da SDH, Igo Martini, também ressaltou a participação significativa dos governos municipais nas etapas estaduais. “Isso mostra que esta agenda está sendo tratada com muito empenho para o desenvolvimento de políticas públicas que contemplem a população LGBT,” comemora.

Igo informou que o tema do combate à pobreza entre a comunidade LGBT, tem ganhado destaque nas conferências estaduais. A desigualdade social desta população é um dos principais eixos da etapa nacional da conferencia. “Isso mostra que o Conselho Nacional LGBT acertou na escolha do tema, o que contribuirá muito para a etapa nacional”, conclui.Com informações da secretaria de Direitos Humanos .