Conferência Estadual de Mulheres acontece em Salvador

Sem categoria
2 de novembro de 2011
por Genilson Coutinho

 

A Conferência que tem como tema “Toda mulher é mulher de verdade” ocorrerá em Salvador-BA durante os dias 12, 13 e 14 de novembro de 2011, com local ainda a ser divulgado. No site  vocês poderão obter maiores informações sobre a conferência e a programação. Abaixo, reportagem disponível no referido site sobre a Conferência de Mulheres TMS em que o Coletivo LesBiBahia marcou presença como movimento de lésbicas e mulheres bissexuais que compõe a COE da Conferência de Mulheres

Mulheres de candomblé, de igrejas evangélicas, quilombolas, movimento de lésbicas, entre outras, reforçaram os debates da Conferência Territorial de Políticas para as Mulheres, que aconteceu nos dias 24 e 25, em Salvador. Nove municípios compareceram, na construção de propostas nas áreas de saúde, educação, autonomia, combate à violência, raça, além de comunicação e cultura.

O evento, promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), foi bem avaliado pelas entidades da sociedade civil, parceiras na organização. É a primeira vez que um evento desta natureza é realizado, tendo um organismo governamental com olhar voltado exclusivamente para as pautas do segmento feminino. “Estamos num momento histórico, com uma secretaria específica para as mulheres. Agora temos endereço para pautar políticas públicas”, destacou Raphaella de Oliveira, do Coletivo de Lésbicas e Mulheres Bissexuais (LesbiBahia).

A melhoria na qualidade de vida das mulheres, com erradicação dos diversos níveis de pobreza é uma das propostas em comum entre as que participaram das discussões. “O Brasil tem uma grande dívida social com as mulheres, negras, com o povo pobre”, disse Antônia Garcia, do Centro da Mulher Baiana (CEM).

A Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), destacou que a pobreza, de fato, se acentua no público feminino e negro. Assim sendo, trabalha no enfrentamento deste problema, articulando e construindo ações para o segmento, que já representa a maioria da população brasileira.

 

Foto: Kleidir Costa