Conferência de Manuel Castells abre temporada 2015 do Fronteiras Braskem do Pensamento Salvador dia 12

Serviços
12 de maio de 2015
por Genilson Coutinho
Foto: Ulisses Dumas / AG. BAPRESS / Divulgação

Foto: Ulisses Dumas / AG. BAPRESS / Divulgação

Movimentos sociais em rede e processo político na era da Internet. Esse é o tema da conferência do sociólogo espanholManuel Castells, que abre a temporada 2015 do projeto Fronteiras Braskem do Pensamento Salvador, nesta terça-feira (12/05), às 20h30, no palco principal do Teatro Castro Alves, no Campo Grande e que já está com os ingressos esgotados. Um dos pensadores mais influentes do mundo, Castells é doutor em sociologia pela Universidade de Paris, com pesquisas que abrangem diferentes campos – da política econômica às sociologias urbana e cultural. Professor nas áreas de sociologia, comunicação e planejamento urbano e regional, investiga os efeitos da informação sobre a economia, a cultura e a sociedade em geral, e é o principal analista da era da informação e das sociedades conectadas em rede.

Durante a conferência do Fronteiras Braskem do Pensamento, Manuel Castells falará um pouco sobre sua obra, que virou referência obrigatória na discussão das transformações sociais do final do século XX. Castells é autor de dezenas de livros traduzidos para diversos idiomas, com destaque para a trilogia A era da informação, composta por A sociedade em redeO poder da identidade e Fim de milênio. Em A sociedade em rede, analisa a dinâmica social e econômica na era da informação, buscando compreender as transformações que as novas tecnologias estão produzindo em nossas vidas.

Manuel Castells afirma que a sociedade é movida por um capitalismo informacional de caráter competitivo, produtivo e tecnológico, capaz de funcionar interconectado em escala planetária. Membro da Academia Real Espanhola de Economia e Finanças, da Academia Europeia e da Academia Britânica, foi agraciado, em 2012, com o Prêmio Holberg, concedido pelo governo da Noruega. Também recebeu a Medalha Erasmos, outorgada pela Academia Europeia, e o Prêmio Kevin Lynch de Design Urbano, pelo MIT.

“Existem sete bilhões de números de telefones celulares no mundo e 50% da população adulta do planeta tem um smartphone. O percentual será de 75% em 2020. Consequentemente, a rede é uma realidade generalizada para a vida cotidiana, as empresas, o trabalho, a cultura, a política e os meios de comunicação”, afirma Castells.  “Entramos plenamente numa sociedade digital (não o futuro, mas o presente) e teremos que reexaminar tudo o que sabíamos sobre a sociedade industrial, porque estamos em outro contexto”, conclui o sociólogo espanhol, que atualmente leciona na Universidade Aberta da Catalunha, onde dirige o Internet Interdisciplinary Institute, além de ser professor emérito na Universidade de Berkeley e professor ilustre no MIT.

Observador dos grandes protestos ocorridos no mundo nessa segunda década do Século XXI, Castells acredita que as formas de controle tradicionais estão se dissolvendo, por isso o sistema político atual está em uma “profunda crise de legitimidade e representatividade”, seja no Brasil, na Espanha ou em muitos outros países. “Ao mesmo tempo, a vigilância eletrônica e o controle social mediante a tecnologia estão aumentando as capacidades do estado autoritário de utilizar a fundo a tecnologia para contrariar as mobilizações democráticas e a demanda de transparência, ou seja, para reforçar o domínio e limitar a democracia”, ressalta.

 

Próximas conferências

A temporada 2015 do Fronteiras Braskem do Pensamentotraz ainda a Salvador o filósofo francês Luc Ferry (16/9) e opsicanalista italiano Contardo Calligaris (1/10). A venda dos ingressos para as duas conferências continua, nas bilheterias do Teatro Castro Alves, nos SACs dos shoppings Barra e Bela Vista, pelo site www.compreingressos.com ou pelo telefone (71) 2626-5071. Com tema Como viver juntos?, a temporada Salvador doFronteiras Braskem do Pensamento tem o patrocínio da Braskem e do Governo da Bahia, através do Fazcultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, com realização da Telos Cultural e Caderno 2 Produções Artísticas.

 

 

SERVIÇO

FRONTEIRAS BRASKEM DO PENSAMENTO SALVADOR 2015

CONFERÊNCIA: Manuel Castells

DATA: Terça-feira, dia 12/05.

LOCAL: Teatro Castro Alves (Praça Dois de Julho, s/n, Campo Grande).

HORÁRIO: Às 20h30.

INGRESSOS: Esgotados.