Concurso de Fantasias promove arte do transformismo acontece nesta segunda (27), na Praça Municipal em Salvador

Comportamento, Social
27 de fevereiro de 2017
por Genilson Coutinho

Bagageryr Spilberg é quem comanda o palco da 20º edição

Uma arte bonita de ser vista e muito difícil de ser feita, afirma o ator transformista André Luis Silva, que interpreta, nos palcos das casas noturnas de Salvador, a personagem feminina Bagageryr Spilberg. O transformismo remonta a uma época das artes que a mulher era proibida de contracenar, por ser essa atividade marginal e masculina, desse modo os homens se travestiam de mulheres para interpretarem figuras femininas no teatro grego.

Bagageryr Spilberg é quem comanda o palco do 20º Concurso de Fantasia do Carnaval de Salvador, que acontece nesta segunda-feira, 27, a partir das 17h30, na Praça Municipal, Centro de Salvador. Com Bagageryr, a elegante Michele Loren, personagem do ator Anthony Welton, ambas anunciarão a relação de estrelas que se revezarão no palco, disputando nas categorias de luxo e originalidade. 29 mil reais em prêmios serão divididos entre os três primeiros vencedores.

Scarleth Sangalo promete empoderamento LGBT e arte em show no Concurso de Fantasia Gay

Participam da programação as transformistas Bia Mathieu Semanovischi, Suzi de Costa, Priscila Dior, dueto entre Eyshilla Buterflay e  Nathalia Stayker, humor escrachado de Ginna de Mascar; Scarlet Sangalo, cover da cantora Ivete Sangalo promete levar ao palco além do show para tirar o folego, um figurino surpreendente, com adereços assinados pelo design baiano Jácio Araujo. Outra promessa da noite é a apresentação da trans Giselle Diamante, que vai garantir um número ultra sensual, acompanhada de piano. “ Vou fazer Freedom, uma canção de Beyonce, que ela fez em Paris 2016, vai ser lindo”, disse a trans Giselle.

Eyshilla Buterflay (Foto: Genilson Coutinho )

O 20º Concurso de Fantasia do Carnaval de Salvador é uma realização do Grupo Gay da Bahia, Quimbanda Dudu, Centro Baiano Anti-Aids com patrocínio da Prefeitura Municipal de Salvador e apoio cultural da Embaixada do Canadá e Clube Planetário 11.

Relação de jurados do 20º Concurso de Fantasias do Carnaval de Salvador. Segunda-feira de Carnaval, 27 de fevereiro.

1-            VINÍCIUS JACOB. Homem cisgênero, professor universitário, historiador, editor do blog Baú Histórico da Bahia, colunista da Rádio Metropole.

2-            INÊS SILVA. Mãe de gay, lésbica, esposa, mulher cisgênero, servidora pública, e ativista Coordenadora Nacional do Grupo Famílias pela Diversidade, Salvador, Bahia.

3-            BETH DANTAS. Mãe, mulher cisgênero, professora, comunicóloga, produtora cultural e ativista LGBT, colaboradora do GGB e do Famílias pela Diversidade.

 

4-            FERNANDO GUERREIRO, diretor de teatro, ativista cultural e LGBT, presidente da Fundação Gregório de Matos.

–              EDY NEGRO DIAMANTE, esteticista afro.

6-            RODOLFO CARVALHO, artista plástico e design gráfico.

7-            MARIA APARECIDA RODRIGUES, Coordenação Estadual de DST/Aids e Hepatites Virais da Secretaria de Saúde do Estado ( SESAB).

8-            JULIENNE AVILA, advogada, mulher cisgênero, mãe, esposa, feminista, ativista social e LGBT, idealizadora da 1ª Parada LGBT de Camaçari, Ba.

9-            VALMICK BRÁS, empresário da Termas Planetário 11, na Rua José Duarte, entrada do Tororó.

10-         IVETE SACRAMENTO, professora, ex-reitora da Uneb, ativista introduziu as cotas na universidade pública, madrinha da 7ª Parada LGBT da Bahia, secretária Municipal da Reparação.

11-         ZACA OLIVEIRA, artista plástico, primeiro grafiteiro assumidamente gay de Salvador