Concerto reúne importantes nomes da música erudita em Salvador

Música, No Circuito
15 de outubro de 2015
por Genilson Coutinho

O concerto Quintetos para Clarinete e Cordas reunirá em Salvador alguns dos principais músicos da cena erudita brasileira. A apresentação acontece no dia 22 de outubro, às 20h, no Teatro ACBEU, e faz parte de uma turnê nacional para divulgação do CD homônimo, lançado em junho deste ano. Além da capital baiana, a turnê, que foi aberta com casa lotada em Cuiabá, no dia 8 de outubro, inclui uma apresentação em Curitiba, no próximo dia 26. O projeto – que conta com patrocínio dos Correios e realização do Ministério da Cultura – é inspirado na composição do Quinteto para Clarinete e Cordas, Opus 115, do compositor alemão Johannes Brahms, uma das peças fundamentais do repertório mundial de música de câmara.

Com forte interpretação poética, apuro estético e exuberância, o concerto une o clássico ao contemporâneo e o erudito ao popular. Participam das apresentações o clarinetista e claronista Luis Afonso Montanha, que divide o palco com o Quarteto de Cordas Ensemble SP, formado por Betina Stegmann (violino), Nelson Rios (violino), Marcelo Jaffé (viola) e Robert Suetholz (violoncelo).

Brahms escreveu esta peça, em 1891, inspirado pela competência técnica e qualidade interpretativa do clarinetista Richard Mühlfeldd e explorou nela todo o alcance de cada instrumento do quinteto, criando uma complexidade rítmica que só os músicos mais competentes conseguem interpretar na íntegra. A peça continua a ser apreciada ao longo dos anos.

O repertório conta ainda com o talento de dois renomados compositores brasileiros da atualidade, Aylton Escobar e Luca Raele, que aceitaram o desafio de trabalhar duas novas composições acentuando a competência técnica e interpretativa dos músicos envolvidos, assim como as novas oportunidades e desafios da composição contemporânea para o quinteto.

Num ambiente eletroacústico, Aylton Escobar utiliza amplos recursos técnicos da formação tradicional (com duplicidade instrumental), somada à expressividade “teatral” dos intérpretes (texto verbal, poesia etc) na peça Apenas um momento lírico. Já Lucas Raele – um dos mais eruditos músicos da cena popular brasileira – transforma fortemente os materiais da obra romântica, que é lembrada a partir de traços muito genéricos, induzindo a associações dispersas e conduzindo o discurso musical para caminhos inesperados de indeterminação rítmica na composição Chuva e Depois.

Serviço

Concerto Quintetos para Clarinete e Cordas

Quando: 22/10/2015 (Quinta-Feira)

Onde: Teatro ACBEU (Av. Sete de Setembro, nº 1883 – Corredor da Vitória)

Horário: 20 horas

Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada)

Os ingressos para a apresentação em Salvador já estão à venda no site.