Gastronomia

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Conceituada na América, escola de gastronomia IGA chega à Salvador

Genilson Coutinho,
14/07/2019 | 23h07

A gastronomia vem atingindo novos patamares nos últimos anos. Outrora considerada como hobby ou função de donas de casa, a arte de cozinhar cada vez mais vem se profissionalizando. É nesse cenário em ascensão que atua o Instituto Gastronômico das Américas (IGA), reconhecida internacionalmente, a rede inaugura sua primeira filial na capital baiana no dia 16 de julho no bairro do Garcia.

Um coquetel exclusivo para empresários do ramo, imprensa e convidados celebrará a ocasião. O evento contará ainda com a presença do Chef André Otero, diretor do IGA.

Conhecida pelos seus cursos e método de ensino de excelência, o IGA dispõe de mais de 120 unidades espalhada por todo Brasil e em países do continente americano como Argentina, Estados Unidos e Uruguai.

Essa é a segunda filial da rede inaugurada na Bahia, a primeira foi em Itabuna em 2018. O plano de expansão da rede promete incluir outras cidades do estado.

Com matrículas abertas a partir do dia 17/07, o IGA Salvador tem ofertas de cursos de alta gastronomia, alta confeitaria – que tem duração de até dois anos – cursos rápidos e cursos especiais para crianças, o “Cozinheirinhos”, com duração de oito meses para crianças a partir de 8 anos.

Quem apostou no empreendimento foi a empresária baiana Glaucione Carvalho, que de aluna do IGA se transformou em proprietária: “A gastronomia sempre foi um sonho pra mim. Consegui realizá-lo quando fui a São Paulo e comecei a estudar no IGA, onde tive várias experiências incríveis. Voltei para Salvador e quando soube que ía abrir uma franquia aqui vi uma oportunidade de dar continuidade aos meus projetos”, disse.

Construído com o intuito de ser um espaço de integração, a nova loja do IGA em Salvador é equipada com três cozinhas,  dois mise en place, área social, jardim suspenso, espaço do café, banheiro e elevador para deficientes. Sobre o IGA
Fundado em 2001 na Argentina, o Instituto Gastronômico das Américas busca democratizar o acesso à educação gastronômica por meio de suas mais de 100 franquias. Oferece cursos extensivos (com duração de até dois anos) de “Gastronomia e Alta Cozinha”, “Certificação Avançada em Gastronomia” e “Confeitaria Profissional e Avançada”. As crianças têm espaço garantido na sala de aula, que ensina em oito meses, de maneira prática e divertida, os segredos da boa cozinha, o reconhecimento dos ingredientes e valores fundamentais como a higiene e o cuidado com os utensílios.

A rede, que chegou ao Brasil em 2008, já conta com mais de 40 unidades em operação em 14 estados brasileiros, sendo eles: Amazonas, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Ceará, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Além do Brasil e da Argentina, possui presença em países como Paraguai, Uruguai, Bolívia, Panamá e EUA. Em 2017, registrou receita mundial superior a 40 milhões de reais.