Comitê LGBT discute implantação do Plano Bahia sem Homofobia

Sem categoria
17 de abril de 2012
por Genilson Coutinho

O comitê estadual LGBT esteve reunido na última  segunda-feira, 16, com o Secretário da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Almiro Sena, para discutir, entre outras questões, a implantação do Plano Bahia sem Homofobia.

“Nós precisamos ter um compromisso político muito forte com a elaboração e a articulação desse plano, mas também com a implantação da Coordenação LGBT”, disse Vinícius Alves, relator do Plano Nacional LGBT e representante da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais – ABGLT, mostrando sua preocupação com a implantação do plano. “Nós esperamos que o plano seja o reflexo daquilo que a comunidade LGBT precisa”, contou Vinícius, revelando seu medo de que o Plano Bahia sem Homofobia “se transforme num plano de intenções se não tiver o apoio das secretarias estaduais que compõem o comitê”.

O Secretário Almiro Sena, mais uma vez, demonstrou seu apoio à causa, incentivando a criação da Coordenação LGBT. “Existe a possibilidade dessa coordenação ser criada, mas antes precisamos avaliá-la juntamente com o governador Jaques Wagner”, disse o Secretário, afirmando que não será necessário criar mais postos de trabalho, pois “usaremos a estrutura que já existe na Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos. Na prática nós já criamos esse núcleo com o efetivo que foi deslocado”.

Durante a reunião, o Deputado Federal Márcio Marinho (PRB), em visita de cortesia à SJCDH, reafirmou seu apoio ao segmento e às ações da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos. “A violência e a discriminação não trazem nenhum benefício”, disse o deputado parabenizando o Secretário Almiro Sena pelas iniciativas que valorizam a missão e os objetivos da SJCDH.

Seminário – Barbara Alves, representante do Coletivo de Lésbicas e Mulheres Bissexuais da Bahia – Lesbibahia, garantiu apoiar a implantação do plano e do conselho LGBT. “Nós do Lesbibahia vamos lutar pela criação do conselho mas não participaremos dele”, disse Barbara, afirmando que “o coletivo quer outro enfrentamento”.

Na ocasião, o Secretário Almiro Sena foi convidado para participar do 5ª Seminário do Fórum Baiano LGBT, no dias 24 e 25 de abril no Grande Hotel da Barra.