Começa hoje (01), o VI Congresso Internacional de Estudos sobre a Diversidade Sexual e de Gênero

Sem categoria
1 de agosto de 2012
por Genilson Coutinho

Nesta quarta-feira (01), terá início em Salvador o VI Congresso Internacional de Estudos sobre a Diversidade Sexual e de Gênero, promovido pela Associação Brasileira de Estudos da Homocultura – ABEH. O encontro reunirá pesquisadores e ativistas brasileiros e estrangeiros e terá abertura do professor da University of Southern California, Jack Halberstam.

A edição baiana terá como tema “Memórias, rumos e perspectivas dos estudos sobre a diversidade sexual e de gênero” e é a maior da história do Congresso, que já aconteceu em Espírito Santo, Brasília, Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Norte. A programação artística contará com apresentação de Ana Dumas, com seu carrinho multimídia e Divina Valéria. O show de encerramento ficará por conta da cantora Márcia Short, no dia 03, às 21h, no Largo Tereza Batista, Pelourinho. No dia 2 de agosto, haverá o lançamento de 30 livros, incluindo a autobiografia ”Viagem Solitária – Memórias de um Transexual 30 anos depois”, de João W. Nery, o primeiro Transhomem brasileiro.

Convidados – A abertura oficial do Congresso acontece na Reitoria da Universidade Federal da Bahia, no dia 01, às 18h, com a conferência de Jack Halberstam. Professor da University of Southern California, Halberstam trabalha com expressões do gênero masculino produzidos em corpos de mulheres. Livros como “Female Masculinity” e “The Drag King Book” (lançados sob seu nome de nascimento, Judith Halberstam, e ainda não editados no Brasil) traz importantes contribuições aos estudos de gênero e teoria queer.

Quem também estará presente no congresso é João W. Nery, autor da autobiografia “Viagem Solitária – Memórias de um Transexual 30 anos depois”. Nery realizou a cirurgia de redesignação sexual na década de 1970, em plena ditadura militar brasileira, quando o procedimento era ilegal. O livro que conta a história do transhomem operado no Brasil, será lançado durante o evento.

O site Dois Terços será representado editor chefe, Genilson Coutinho, fotógrafo conceituado e famoso por se fazer presente em debates sobre a temática LGBTs, Genilson fará parte da tribuna de honra.

SERVIÇO – VI Congresso Internacional da ABEH

Quando: 01 a 03/08

Onde: Pavilhão de Aulas 3 – Campus Ondina, UFBA

Abertura: Conferência de Jack Halberstam

01/08, às 18h, Reitoria da UFBA, Canela

Veja outras informações sobre o congresso aqui