Combate à Homofobia em destaque na programação especial do Cine Teatro Solar Boa Vista

Sem categoria
17 de maio de 2013
por Genilson Coutinho

Acontece, de 17 a 24 de maio a Semana Solar de Combate à Homofobia


O Cine Teatro Solar Boa Vista, espaço cultural que tem se relevado na cena cultural de Salvador devido a diversidade de atividades que vem desenvolvendo, volta a inovar com a realização da Semana SOLAR de Combate à Homofobia. Entre os dias 17 a 24 de Maio, o público terá acesso a um mix variado de propostas relacionadas à homofobia.
“A ideia é que as exibições de vídeos, as apresentações de espetáculos, performances, intervenções, músicas, poesias, mescladas com debates e momentos mais reflexivos possam contribuir com a redução de atitudes homofóbicas na sociedade soteropolitana” – comenta Chicco Assis, coordenador do espaço cultural.
A data escolhida para abertura da programação especial, 17 de Maio, coincide com o próprio Dia de Combate à Homofobia, celebrado nacional e internacionalmente. Neste dia, a partir das 15h, a Violência será o primeiro tema abordado com a exibição dos curtas baianos Joelma, Desvelo e Da Alegria, Do Mar e de Outras Coisas, além de performances dos artistasAlex Simões, Giltanei Amorim, Roberta Nascimento e William Gomes. Em seguida, acontece um bate-papo com a presença de Gilmaro Nogueira, Millena Passos, Talitha Andrade, Ceci Alves, Adriano Big e outros integrantes das produções.
Ao por do sol, acontece um ato simbólico em homenagem às vítimas da homofobia, quando balões com as cores do arco-íris serão lançados ao ar contendo poemas e outras mensagens anti-homofóbicas. Na sequência, já à noite, Diversidade Sexual e Identidades de Gênero serão os assuntos abordados pelos vídeos Melhor Idade e Jéssica Cristopherry, por performances das artistas Ivana Chastinet e Michelle Mattiuzzi e pelo papo com o Viviane V., Adriano Big, Paula Lice e os elencos dos vídeos. Para finalizar, acontece uma discotecagem com performances transformistas sob o comando de Gina de Mascar.
Outros temas como Futebol e Diversidade Sexual, Famílias no Plural, Homossexualidade Negra, serão abordados ao longo da semana. No encerramento, dia 24, acontecerá um Tributo às Vítimas da Homofobia, com uma Bicicletada Queer, partindo do Campo Grande em direção ao SOLAR, onde a noite acontecerá show com o grupo Ronco da Madrugada e discotecagem com Adriana Prates e Convidados.