Música

No Circuito

Com sessão esgotada, Yamandu Costa faz show extra na Estação Rubi

Redação,
09/10/2023 | 12h10
Foto: Divulgação

Com o show Esperançar, o virtuoso músico gaúcho Yamandu Costa ocupa o palco da Estação Rubi – Wish Hotel da Bahia, dentro da Temporada 2023, no dia 14 de outubro, às 20h, mas em função de terem esgotado rapidamente as vendas, Yamandu fará uma apresentação extra às 22h do mesmo dia.

Aclamado pela crítica como um dos melhores instrumentistas de sua geração, o músico tem encantado as plateias de todos os lugares onde leva sua incomum habilidade e sonoridade.  

Em suas inesquecíveis performances – solo, acompanhado de outros músicos ou com orquestras – Yamandu carrega a marca da música do sul do continente americano, mas incursiona admiravelmente por diferentes gêneros musicais, formando junto com seu violão de sete cordas uma rara simbiose.

Ele conta que o concerto autoral Esperançar foi criado durante a pandemia e que tem a intenção de dividir com as pessoas um momento que todos vivemos, um momento que trouxe muita incerteza, onde a música e as artes em geral tiveram um papel mais fundamental do que nunca.

“Quando fiquei em casa, durante essa temporada em que todos os concertos começaram a ser cancelados, entrei numa imersão de composição que foi, de alguma maneira, muito salvadora. É muito bom poder levar esse concerto a Salvador, mostrar para as pessoas um pouco dessas experiências de forma positiva”, relata o músico.

Apesar de jovem, Yamandu já tem uma longa carreira. Nascido em uma família de músicos do Sul do Brasil, subiu ao palco pela primeira vez aos 5 anos de idade, cantando; aos 6 anos, seu pai lhe deu de presente o primeiro violão; aos 21, ganhou o Prêmio Visa Instrumental, então o maior reconhecimento da música brasileira que o possibilitou gravar seu primeiro álbum solo.

A partir daí, inicia uma profícua carreira: são diversos álbuns – solo ou em parcerias -, muitos concertos no Brasil e no exterior, e prêmios importantes como o Grammy Latino, em 2021, de melhor álbum de música instrumental.

Estação Rubi – O projeto Estação Rubi está de volta com a Temporada 2023, mostrando a pluralidade da sua curadoria, sempre com propostas musicais sofisticadas e diferenciadas, e desta vez concentrando sua programação nos meses de setembro a dezembro deste ano.

A seleção de shows vai do jazz refinado da italiana Mafalda Minnozzi, que comemora 35 anos de carreira ao lado do guitarrista novaiorquino Paul Ricci, ao suingue do guitarrista baiano Armandinho Macêdo e do violonista franco-brasileiro Marcel Powell, que se reúnem para homenagear Baden Powell, pai de Marcel e considerado o maior violonista brasileiro de todos os tempos.

A ideia da dupla é misturar as linguagens musicais, onde a fantástica escola violonística de Baden, habilmente trazida com maestria por Marcel, se funde com a linguagem dos trios elétricos da Bahia criada por Dodô e Osmar, e continuada com genialidade por Armandinho.

O público ainda vai poder assistir a  mais duas sessões de Uma Noite para João…Donato, show inédito e criado exclusivamente para a Estação Rubi, em homenagem ao mestre acreano João Donato, com os músicos baianos Alexandre Leão e Joatan Nascimento, desta vez com a participação especialíssima da cantora Jussara Silveira.

O projeto Estação Rubi é uma produção da Nace – Núcleo de Ações Culturais Estratégicas e conta com apoio da Eletromidia Salvador, TV Bahia, GFM 90.1, ibahia, Shopping Barra, Nova Brasil e Wish Hotel e Resorts.

Toda a programação – com dias, horários e valores – pode ser encontrada no site estacaorubi.com.br.

*Vendas pelos telefones WhatsApp: (71) 9922-4545 e 9692-4546.

Serviço:

O quê: Esperançar – Yamandu Costa

Onde: Estação Rubi – Wish Hotel da Bahia

Quando: 14 de outubro

Horário: 20h e 22h

Valor: couvert-artístico R$ 180