Com patrocínio do FazCultura, Virada Sustentável lança edital 2019

Serviços
12 de setembro de 2019
por Genilson Coutinho
O edital da 3ª edição do Festival Virada Sustentável foi lançado em Salvador na noite desta quarta-feira (11), no Teatro Vila Velha, no Passeio Público. O evento, que será realizado nos dias 8, 9 e 10 de novembro, vai reunir projetos culturais, artísticos, educacionais, sociais e ambientais que estejam relacionados com o desenvolvimento sustentável. Com patrocínio do Governo do Estado, através da Secretaria da Cultura (Secult), por meio do Programa FazCultura, o festival terá o tema “O Centro Pulsa – a vida em movimentos”, colocando o Centro Antigo da capital baiana em evidência. O edita está disponível no site da Secult.
Segundo a assessoria especial de gabinete da pasta, Maria Maighella, é fundamental que um festival que tem como tema sustentabilidade tenha no seu eixo principal a cultura. “O festival vai colocar os fazedores de cultura e arte para responder e viver experiências que possam trazer contribuições para uma sociedade possível”, explicou.
De acordo com a gestora da Virada, Alice Barreto, haverá diversas linguagens artísticas, atividades do conhecimento e de mobilização social. “Abrimos uma chamada pública para editais de projetos que relacionem educação, cultura e mobilização social que estejam também relacionados a esses objetivos de desenvolvimento sustentável”, destacou.
O lançamento contou com a presença de autoridades, produtores culturais, artistas e de participantes de edições anteriores. O evento contou ainda com a apresentação musical do Duo BA.VI – Berimbau Aparelhado, Violão Inventável, que mescla o som do berimbau, violão e aparelhagem eletrônica.
O Virada Sustentável é considerado o maior festival de cultura, mobilização e educação para a sustentabilidade da América Latina. No ano passado, reuniu mais de 45 mil pessoas em quatro dias de atividades gratuitas, ocupando mais de 50 espaços da capital baiana. O festival é submetido aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU).