No Circuito

Teatro

Com Dan Stulbach, ‘Morte Acidental de Um Anarquista’ chega a Salvador neste final de semana

Genilson Coutinho,
01/05/2016 | 07h05

Após sucesso de público e crítica na sua temporada em São Paulo, A Morte Acidental de um Anarquista, uma comédia do prêmio Nobel de Literatura em 1997, Dario Fó, foi destaque na edição do Festival de Teatro de Curitiba deste ano. Maior evento teatral do Brasil, o Festival de Teatro de Curitiba, que comemorou 25 anos em 2016, ocorreu no período de 22 de março e 3 de abril. Sua programação contou com cerca de 350 atrações, sendo 35 espetáculos -quatro nacionais, um internacional e dois de dupla nacionalidade – e nomes de peso no cenário artístico nacional, como Dan Stulbach, Matheus Nachtergaele, Maria Bethânia, Eduardo Moscovis, Thiago Lacerda, Giulia Gam, Cláudio Lins e Paulo Betti, dentre outros. O espetáculo virá a Salvador em curtíssima temporada, no Teatro Sesc Casa do Comércio, nos dias 30 de abril e 01 de maio, sábado às 20h e domingo às 19h.

O Espetáculo

No espetáculo, que partiu do caso verídico do “suicídio” de um anarquista no ano de 1969, em Milão, conta-se a história de um louco (Dan Stulbach), cuja doença é interpretar pessoas reais, detido por falsa identidade. Na delegacia, o louco se passa por um falso juiz, e se envolve na misteriosa investigação da morte do anarquista, onde a polícia afirma que o mesmo teria se jogado da janela do quarto andar de um prédio, enquanto a imprensa e a população acreditam que ele tenha sido assassinado. O louco engana a todos, a polícia, representada pelo Comissário (Marcelo Castro), o Delegado (Henrique Stroeter) e o Secretário de Segurança (Riba Carlovich), e a imprensa, através da Jornalista (Maira Chasseraux), assumindo várias identidades e, brincando com a realidade, desmontando o poder e descobrindo as verdades de todos nós. Uma peça muito atual, que fala sobre as relações de poder na sociedade e, que se contextualiza com o cenário político atual do Brasil.

Henrique Stroeter, Riba Carlovich e Dan Stulbach: comédia debochada e reflexiva

A engenhosidade do autor, Dario Fó, sua capacidade de escrever diálogos cortantes, de criar tipos diversos dentro de uma mesma peça, representados por um mesmo ator, aliado a um profundo senso cômico, dão dimensão universal ao texto. É sua peça mais conhecida, montada no mundo inteiro. Recentemente em Londres, foi encenada com referências ao caso Jean Charles. “É impressionante como Morte Acidental ainda é atual, 45 anos depois de escrita. É como se ele estivesse falando dos dias hoje, principalmente no Brasil. Em chave de farsa

Dario Fó, nos brinda com um texto brilhante. O que fizemos foi tirar as referências que só faziam sentido para os italianos e a realidade em que viviam nos anos setenta. A fábula, a história na nossa montagem está intacta. O próprio Fo a cada remontagem da peça fazia modificações” diz Hugo Coelho diretor da peça.

Morte Acidental de um Anarquista – Festival de Teatro de Curitiba 2016.

Henrique Stroeter e Dan Stulbach escolheram este texto para sua parceria cênica, motivados pela “diversão total e pela inteligência do Dario” como diz Dan e “pelo prazer de representar um clássico cômico popular e atual” como diz Henrique (que diz ter sido a montagem de Antônio Fagundes em 1985 a responsável pela sua escolha em ser ator.  Dan não viu a montagem) ”’é uma alegria total interpretar este personagem. um desafio diferente de tudo que já fiz”, diz Dan. Baseada em fatos reais, a comédia diverte e esclarece, aprofunda e critica a vida e a nossa sociedade.

Serviço

O que? O Espetáculo “Morte Acidental de um Anarquista”;

Quando? Dias 30/04 de 01/05. No sábado às 20h e domingo às 19h;

Onde? Teatro Sesc Casa do Comércio;

Quanto? Ingressos: R$ 70 (inteira) e R$ 35 (meia).

Ingressos à venda na bilheteria e no site www.compreingressos.com;

Classificação: 14 anos.