Coletivo Sarau da Onça lança novo livro com poemas e contos de quebrada

Literatura, No Circuito
11 de maio de 2017
por Genilson Coutinho
Sarau da Onça - Foto: Lis Pedreira

Sarau da Onça – Foto: Lis Pedreira

Resultado do concurso literário do Sarau da Onça 2017, o livro “O Diferencial da Favela: poesias e contos de quebrada” faz parte do II Festival de Arte, Cultura e Concurso Literário Sarau da Onça, projeto selecionado nos Editais de Literatura da Fundação Cultural do Estado – Funceb, patrocinado pelo Fundo de Cultura do Estado, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia. O coquetel de lançamento será sábado, 13.05.2017, a partir das 19hs, no Cenpah – Centro de Pastoral Afro Padre Heitor, à Rua Albino Fernandes, 59-C, Novo Horizonte, Sussuarana, Salvador-BA.

“O Diferencial da Favela: poesias e contos de quebrada” tem 104 páginas e foi editado pela Galinha Pulando, parceira do Sarau da Onça. No dia do lançamento será vendido a R$ 10,00 (dez reais). Foram selecionados poemas e contos de cinquenta autores (lista abaixo), cujos textos vencedores fazem parte do livro com tiragem de 5000 exemplares, sem custo para os participantes, que vão receber cinco exemplares cada um, a título de direitos autorais, no dia do lançamento. A antologia tem imagem de capa e contracapa da fotógrafa Lissandra Pedreira, assessora do Sarau da Onça. Dayse Sacramento, professora do IFBA, fez o prefácio e Alaíde Santana assina a orelha da coletânea.

Centenas de inscrições foram realizadas e uma equipe de especialistas em língua e literatura se encarregou de ler, analisar e selecionar os vencedores. Uma tarefa difícil, dado que a cena poética da cidade tem crescido bastante, principalmente por iniciativas como do Sarau da Onça, que realiza saraus quinzenais, oficinas de criação de textos e intercâmbios entre bairros, produtores culturais, projetos, grupos, não só de literatura como de outras áreas de conhecimento.

SOBRE O SARAU – O Sarau da Onça atua desde 2012 em Sussuarana. É fruto da iniciativa de jovens do bairro que, insatisfeitos com a situação de violência vivida pelos jovens negros, pobres e periféricos, resolveram atuar como fortes aliados no resgate de valores e na construção de uma sociedade mais igualitária, através da arte. O Sarau é uma das principais opções de atividades culturais e educativas para os moradores da Grande Sussuarana e adjacências.

 

Lançamento do livro “O Diferencial da Favela: poesias e contos de quebrada”

Local: Cenpah – Centro de Pastoral Afro Padre Heitor – Rua Albino Fernandes, 59-C, Novo Horizonte, Sussuarana, Salvador-BA

Data: 13 de maio de 2017

Horário: a partir das 19hs

Valor: Entrada gratuita.

O livro será vendido a R$ 10,00 (dez reais) no dia do lançamento