Coletivo de drag negras lança projeto “Fora da Caixa” em Salvador

Notícias
29 de abril de 2017
por Genilson Coutinho

WhatsApp Image 2017-04-18 at 13.18.49

 

A cena transformista de Salvador ganha mais um coletivo de artistas transformistas e negras com a chega do coletivo Bonecas Negras. Nos dias 28 e 29, a boate Tropical Club recebe o lançamento do coletivo de drags negras, Bonecas Pretas, referência direta ao trabalho da cantora baiana Larissa Luz e de seu ultimo álbum “Território Conquistado”.

Nesta primeira montagem, o espetáculo “Fora da Caixa” mostrará o poder da música de mulheres e cantoras da drag music negras, como uma celebração da força e do empoderamento LGBT preto com releituras, poemas, esquetes artísticos e dublagens com os hinos da música preta. A equipe do Dois Terços conversou com Ferah Sunshine para saber um pouco mais sobre o coletivo.

Necessidade de representatividade de artistas negras é um dos principais argumentos do grupo que nasce com o objetivo de visibilizar e valorizar a arte das estrelas negras da capital baiana. De acordo com Ferah, o coletivo chega com uma mensagem política, mas não deixa para trás a criatividade e a leveza da arte.

“É um coletivo formado por artistas negras que busca debater nossa visibilidade através da arte. O grupo nasceu sobre esse olhar de provocar a reflexão de como nos somos vistos no cenário Lgbt e na nossa cidade. A arte sempre será nosso carro chefe e por ela sem dúvida vamos divertir e ao mesmo tempo buscar o debate”, pontua Ferah.

Sobre o surgimento ela conta que teve inspirações em outros grupos como o Afrobafho e o coletivo Haus of Gloom (HoG)   de Drags. “Queremos ocupar os espaços com mensagens reflexivas e alegres. Esses grupos nos inspiraram e nos inspiram para construção das nossas ideias. Aguardem e veras o tombo que vamos dar”, brinca.

O Coletivo formado pelas drags Ferah Sunshine, Alehandra Dellavega, Dandara Byonce, Sasha Hells, Suzzy D’Costa, Ita Morais, Yanna Stefens e Brendah Barbieri.