Claudia Cunha faz show no Dia Mundial da Diversidade Cultural em Salvador

Música, No Circuito
19 de maio de 2019
por Genilson Coutinho
Representantes da cultura baiana vão se reunir na próxima terça-feira (21), para o lançamento do Movimento Cultura Bahia. No mesmo dia será lançada a campanha “Cultura reduz a violência”, uma série de vídeos que conta com a participação de Bule-Bule, a cantora Cláudia Cunha, o ator e comediante Lelo Filho, a atriz e diretora Zeca Abreu, o ator Marcelo Praddo e o mestre Cobra Mansa.
O Evento pretende reunir artistas, produtores, agentes, pesquisadores e gestores da cultura e das artes na cidade de Salvador e do interior da Bahia. A educadora e líder religiosa Makota Valdina vai ser homenageada durante o lançamento. O Sarau contará com a performance de artistas como: Música: Pedrão, Claudia Cunha, Célia França e Tito Bahiense; na Dança: Denny Neves e Clara Trigo; no Teatro: Marcelo Praddo e A Outra Companhia de Teatro, na  Poesia/RAP: Madamma e Sarau da Onça, na Peformance: Petra Peron e na cantoria da cultura popular o Mestre Bule Bule, dentre outros.
O Movimento Cultura Bahia é um coletivo formado por diversos agentes e representantes do campo cultural e artístico baiano, que atua como frente progressista em defesa da cultura, da diversidade cultural, da cultura como direito humano e do seu papel contra os retrocessos e preconceitos.
O grupo se reúne desde outubro de 2018, com o objetivo de mostrar à população e aos governantes a importância da arte e da cultura como elementos cruciais no desenvolvimento das relações humanas. Para isso, a campanha foi desenvolvida com vídeos na experiência na cidade de Medellín, na Colômbia, que teve uma melhora nos seus indicadores sociais, econômicos, tecnológicos e de desenvolvimento após investimento em políticas públicas e políticas culturais.
A campanha pretende contribuir para a redução da violência e da exclusão social,  visto que as culturas e as artes vêm sofrendo censura e agressões por meio de instituições públicas, agentes políticos, pelo conservadorismo e do discurso de ódio que fere a dignidade humana e a liberdade de expressão.
A data de lançamento foi escolhida por ser o Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento. Esta data foi eleita, em 2001, em Assembleia Geral da ONU.
*Serviço:*
O quê: Lançamento dos vídeos “Cultura reduz violência”
Quando: Terça-feira, dia 21 de maio de 2019
Horário: 19h
Local: Sala de Arte do Cinema do Museu, Av. Sete de Setembro, nº 2.195, Corredor da Vitória, Museu Geológico, Salvador, Bahia.