Circo-Teatro Guaraciaba visita o interior com “Avental Todo Sujo de Ovo”

Teatro
1 de junho de 2017
por Helder Azevedo
(Foto: Rafael Covre)

(Foto: Rafael Covre)

Com 70 anos de história na bagagem, o Circo-Teatro Guaraciaba, uma das mais importantes companhias circenses do Brasil, visita o Estado de São Paulo com a peça “Avental Todo Sujo de Ovo”, de Marcos Barbosa. Contemplada pelo Programa de Ação Cultural – ProAC, a circulação do espetáculo terá, ao todo, 14 apresentações pelo interior.

A primeira fase da temporada viaja por oito cidades, entre os dias 1º e 11 de junho, fazendo parte da programação do Circuito Cultural Paulista, uma parceria entre a Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo e APAA (Associação Paulista dos Amigos da Arte).

A peça trata da temática LGBT e discute o amor e a tolerância por intermédio da história de Moacir, filho do casal Alzira e Antero, que sai de casa em busca do sonho de ser artista. Tristes com a partida, Alzira buscou conforto na igreja, e Antero recorreu ao jogo e à bebida enquanto alimentavam a esperança de revê-lo. Ele retorna 19 anos depois, como a transexual Indiene.

(Foto: Julio Salvo)

(Foto: Julio Salvo)

“A peça, portanto, vai além do entretenimento e busca conscientizar as pessoas acerca de temas delicados, como transfobia e homofobia; além disso, nossa Velha Guarda, que durante muito tempo de trajetória sofreu com a ditadura militar e a censura, agora tem a oportunidade de debater e dar vida a esses personagens e a esse emocionante melodrama de Marcos Barbosa”, enfatiza Alexandre Malhone, diretor e neto do fundador da companhia, Antônio Malhone.

Ao final de cada apresentação (exceto nos dias 8 e 9 de junho), haverá um bate-papo entre o psicólogo Gelberton Rodrigues (Pós-graduando no Mestrado em Educação Sexual pela UNESP), elenco e o público.

É a primeira vez que um grupo de Circo-Teatro monta um texto com tal temática. No elenco, Guaraciaba Malhone, Ediméia Rocha e Hudi Rocha — artistas com mais de 60 anos de carreira — dividem o palco com o jovem ator Julio Mello. A direção é de Dagoberto Feliz.

O Guaraciaba

Iniciado no Jaçanã, em São Paulo, por Antônio Malhone (o famoso palhaço Pirolito), o Guaraciaba completou 70 anos de história em um momento especial: hoje reúne, em sua formação, artistas teatrais da nova geração, descendentes circenses e veteranos do circo-teatro.

Serviço
Avental Todo Sujo de Ovo
Data: 1º de junho, às 14h
Fundo Social Marta Vieira
Rua Miguel Couto, 1935 – Centro – Bady Bassitt

Data: 2 de junho, às 20h
Casa da Cultura Raquel Dossi
Praça dos Paiaguás, 86 Centro – Ilha Solteira

Data: 3 de junho, às 20h30
Anfiteatro Nelson Reis Oberlander
Av. Princesa Isabel, 115 – Presidente Venceslau

Data: 4 de junho, às 20h30
Teatro Municipal Pe. Enzo Ticinelli
Rua Floriano Peixoto, 757 – Assis

Data: 8 de junho, às 19h
Teatro Nair Belo
Rua João Kuhl Flho, s/n – Vila São João – Limeira

Data: 9 de junho, às 20h
Teatro Tupec
Av. dos Trabalhadores, 2651 – Centro  – Mogi Guaçu

Data: 10 de junho, às 20h
Theatro Avenida
Av. Oliveira Mota, 51 Centro – Espirito Santo do Pinhal

Data: 11  de junho, às 20h
Teatro Municipal Pedro Angelo Camim
Praça Marechal Deodoro, 72 – Mococa