Cinema pela Arte: A Lei do Desejo por George Araújo

Sem categoria
14 de abril de 2013
por Genilson Coutinho


Continuando a sequência de filmes com a temática LGBT, essa semana falo sobre um filme de Almodóvar filmado em 1987. Se ainda não viu, vale a pena dar uma procurada e assistir A Lei do Desejo.

Um filme de Almodóvar. Com isso, a gente já pode concluir que é um trabalho extraordinário; e é. Não somente por seus efeitos de câmera, iluminação ou qualquer outro elemento técnico à frente do tempo. Os filmes de Almodóvar tornam-se extraordinários e verdadeiras obras-primas pelos temas que o mesmo costuma expor. A Lei do Desejo foi filmado em 1987 e é capaz de alguns diretores até hoje não terem a coragem de montar sequências e falar de alguns temas que tal filme aborda.
A Lei do Desejo começa com cenas sensuais, onde o diretor de cinema (talvez até entre um pouco do diretor no personagem) Pablo pede ao ator que faça gestos sexuais. A partir daí a trama vai fluindo e nos apresentando os personagens e seus dramas psicológicos densos.
Pablo (Eusebio Poncela), homossexual, tem um irmão transexuado que teve um caso com o pai. Tina (Carmen Maura) era Tino – uma atriz meio decadente e que ganha um papel do seu irmão para um novo filme. Pablo vive um grande amor à distância, mas acaba se envolvendo com Antonio, interpretado por Antonio Banderas – ainda bem novinho.
Possessivo e em sua primeira relação homossexual (ainda dentro do armário), Antonio cria uma psicose por Pablo. O desejo passa a ser uma doença, tornando os acontecimentos densos, meio loucos, nos levando para dentro do ‘dramalhão almodovariano’ e para um final inesperado.

Vejam que bela cena interpretada por Carmem Maura e pela garotinha Niña (Manuela Velasco) ao som do clássico ‘Ne me quitte pas’


‘A lei do desejo’ (1987) por George Araújo
Publicitário e Pós graduando em Marketing e Branding pela Unifacs – Universidade Salvador.
Apaixonado por cinema, trabalha na área de marketing, criação gráfica, mídias sociais e é idealizador do BlogayrosCamp. twitter: @geoaraujos