Cinema italiano marca presença no IX Panorama Internacional Coisa de Cinema

Genilson Coutinho,
24/10/2013 | 09h10

Três produções recentes do cinema italiano estarão em mostra do IX Panorama Internacional Coisa de Cinema, todos serão exibidos no Espaço Itaú de Cinema – Glauber Rocha com a presença dos diretores ou representantes da equipe, que debaterão as obras com o público após a exibição. Um dos destaques da programação é “Salvo”, de Fabio Grassadonia e Antonio Piazza, filme que recebeu dois prêmios na Semana da Crítica do último Festival de Cannes.

A trama de “Salvo” retrata um assassino perseguido pela máfia, que, ao se envolver com a irmã cega de uma de suas vítimas, muda pra sempre a sua vida. A narrativa se apresenta como uma verdadeira reinvenção dos filmes sobre a máfia. Os diretores estarão na sessão que acontece às 18h35, no dia 03 de novembro (domingo).

O Panorama Itália traz também o mais recente filme de Bernardo Bertolucci, “Eu e Você”, primeiro filme dirigido por ele desde “Os Sonhadores”, lançado em 2003. O longa é um drama adolescente, especialidade do diretor, que apresenta Lorenzo, que tem 14 anos e elaborou um plano para passar as férias de verão sozinho no porão do seu prédio, e Olivia sua meia-irmã viciada em heroína que o encontra buscando um lugar para se isolar de seus problemas. A sessão de 02 de novembro, às 19h10, contará com a presença de Sílvia Morais, brasileira radicada na Itália que fez o desenho de som do filme.

Completando a programação, “Hotel Transeuropa” de Luige Cinque, se passa em um hotel na Sicília, onde um grupo de artistas de jazz se prepara para uma nova turnê, porém, duas brasileiras surgem com a notícia de que um percussionista famoso desapareceu, provavelmente a mando de traficantes de drogas. O filme recebeu o prêmio de melhor longa-metragem italiano no Festival Independente de Roma. O diretor acompanhará a exibição no dia 06 de novembro, às 20h50.

O IX Panorama Internacional Coisa de Cinema acontece entre 31 de outubro e 07 de novembro, em Salvador e Cachoeira. O festival é uma realização da produtora Coisa de Cinema em parceria com o Cineclube Mário Gusmão, projeto de pesquisa e extensão do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). O festival conta com o patrocínio da Petrobras e do Governo do Estado da Bahia, através do Fundo de Cultura.